Detalhes da Viagem:

Data: 08/01/2012
Cidades Visitadas: 184
Distância Percorrida: 10805 km

Pequeno resumo da viagem:

 

 

 

Veja mais fotos de Pernambuco: Clique Aqui, Clique aqui e Clique aqui

Saímos hoje de Vila Velha/ES por volta das 09:00 hs em direção ao nosso primeiro destino no estado de Pernambuco: a cidade de Petrolina/PE. Após uma rápida parada em São Mateus-ES para o almoço, seguimos viagem onde o tempo alternava entre chuvoso e um pequeno calor. Com o sol ainda irradiando sobre Eunápolis-BA chegamos para um merecido jantar e um desejado descanso.
Depois de um reforçado café da manhã continuamos nosso caminho com destino a Petrolina/PE. Fizemos uma pequena parada em Buerarema-BA, no Rei do Cupim, para o almoço e para quem gosta é uma boa pedida. Seguimos viagem e finalmente chegamos a Feira de Santana-BA para o pernoite. No caminho tiramos algumas fotos e infelizmente ao chegar ao hotel, à noite, percebemos que tínhamos perdido todas as fotos, mas na volta compensaremos essa perda. Ao lado, foto de uma típica pousada baiana onde desfrutamos de uma calorosa acolhida, portanto já sabe: se vier a Feira de Santana-BA hospede-se na Pousada Itajuípe.
Deixamos Feira de Santana-BA por volta das 08:00 hs e encaramos uma viagem por uma região bem seca até a cidade de Jaguarari-BA onde pudemos desfrutar de um bom almoço. Destacando-se na paisagem a vegetação da caatinga chama a atenção até chegarmos à cidade de Juazeiro-BA. Chegamos por volta das 15:00 hs e então resolvemos hospedar em Petrolina/PE porque lá não tem horário de verão. Demos um passeio pela cidade de fomos fazer uma lanche na orla do Rio São Francisco. Amanhã iniciamos nossa aventura pelo estado de Pernambuco.
Iniciamos nossa aventura no estado de Pernambuco pelas margens do Rio São Francisco na linda cidade de Petrolina/PE. Passeamos por mais de 2 horas pelas ruas e logo em seguida fomos para Afrânio/PE onde aproveitamos para almoçar e deliciar um saboroso doce de leite. Depois fomos à cidade de Dormentes/PE. Seguindo por 41 km de estrada de chão, a primeira de muitas, chegamos a Santa Filomena/PE. Por uma região bem castigada pela seca, chegamos a Santa Cruz/PE sob um sol escaldante e muito calor. Conhecemos o Mirante de Frei Damião e seguimos para Ouricuri/PE onde aproveitamos para conhecer o lindo luar do sertão e para pernoitarmos.
Depois de um início de aventura bem cansativa, pudemos descansar em Ouricuri/PE. Nossa sétima cidade visitada foi Bodocó/PE e pudemos apreciar não só uma bela cidade como algumas formações rochosas de extrema beleza e seguimos para Ipubi/PE onde almoçamos e pudemos curtir uma autêntica feira nordestina. Seguimos viagem para Trindade/PE onde tiramos bonitas fotos. Com uma paisagem maravilhosa que nos acompanha em toda a viagem chegamos a Araripina/PE onde fomos surpreendidos com uma igreja de uma arquitetura fantástica. Depois de passarmos próximo a divisa de PE-PI, da divisa de PE-CE e percorrer mais de 110 km chegamos a Exu/PE (terra de Luiz Gonzaga) para pernoite.
Iniciamos nosso dia visitando a cidade de Exu/PE, principalmente o Parque Asa Branca, onde morou e onde está sepultado Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Após está visita partimos em direção a Moreilândia/PE onde conhecemos o Distrito de Cariri-Mirim e curtimos uma vista maravilhosa de toda a cidade. Depois de almoçarmos partimos para Granito/PE. Seguindo por 44 km de estrada de chão (que não foram nada fácil) chegamos a Parnamirim/PE onde pudemos fazer bonitas fotos e seguimos para Terra Nova/PE onde não conseguimos um acesso a internet, portanto o jeito foi dormir mais cedo e postar no dia seguinte.
Depois de uma boa noite de sono seguimos para Serrita/PE, a Cidade dos Vaqueiros e em seguida fomos para a cidade capital do milho, Cedro/PE onde desfrutamos de uma boa comida caseira bem ao estilo nordestino. Seguimos em direção a Salgueiro/PE uma das cidades mais importantes de Pernambuco e berço do jogador de futsal Manoel Tobias. Seguimos para Verdejante/PE onde pretendíamos pernoitar, porém devido a várias obras na região as pousadas estão lotadas e seguimos para Mirandiba/PE onde não tivemos êxito. Tivemos que retornar e pernoitar no distrito de Cachoeirinhas onde também não conseguimos um acesso a internet, portanto o jeito foi dormir mais cedo e postar no dia seguinte.
Acordamos no povoado de Cachoeirinha e retornamos novamente para Mirandiba/PE. Após uma rápida visita partimos para Carnaubeira da Penha/PE e antes de chegar fomos conferir o que dizem ser a maior mangueira do mundo. Depois de algumas fotos partimos para São José do Belmonte/PE onde deparamos com um lindo castelo, bem na entrada da cidade, chamada de Casa do Reino Encantado. Após uma breve visita ao castelo e de almoçarmos seguimos para Serra Talhada/PE onde, na estrada, fomos surpreendidos com os primeiros pingos de chuva desta viagem. Conhecemos a cidade e nos recolhemos para descansar porque o dia de amanhã promete.
Saímos de Serra Talhada/PE, terra natal de Lampião, por volta das 08:00 hs e seguimos para Santa Cruz da Baixa Verde/PE, cidade capital da rapadura, onde pudemos visitar um engenho de fabricação desta maravilha nordestina. Depois de degustarmos pequenas amostras de rapadura, seguimos viagem para Triunfo/PE, uma cidade muito bonita e com uma arquitetura única, sem contar no lindo teleférico que corta o principal açude da cidade. Depois de almoçarmos seguimos para a cidade de Calumbi/PE onde tiramos algumas fotos e fomos para Flores/PE. Antes de partimos para a próxima cidade, Betânia/PE, deparamos com uma boa pousada e resolvemos descansar mais cedo e pernoitar na cidade. Uma decisão muito acertada, pois fomos muito bem recepcionados e bem atendidos pelo funcionário da Pousada Cajá, que recomendamos.
Nosso 10º dia teve inicio por volta das 08:00 hs quando partimos de Flores/PE com destino a Betânia/PE e ao chegar à cidade deparamos com um lindo Clube de Campo e pudemos visitar a Cachoeira do Zé Né, totalmente seca. Depois de 90 km de estradas chegamos ao nosso novo destino – Carnaíba/PE, cidade natal de Zé Dantas, parceiro de Luiz Gonzaga. Bem pertinho de Carnaíba/PE, chegamos a Quixaba/PE onde curtimos uma tradicional exposição de ovinos, com belos exemplares. Por volta das 15:00 hs chegamos a Afogados da Ingazeira/PE, uma bela e grande cidade e resolvemos pernoitar para curtirmos com mais calma o domingo nesta cidade.
Depois de um giro pela cidade de Afogados da Ingazeira/PE partimos em direção a Ingazeira/PE. Depois de algumas fotos e alguns minutos de vídeo em Ingazeira/PE seguimos por uma estrada de chão e chegamos a Solidão/PE, uma cidade simples, mas de um significado religioso muito grande para vários nordestinos. Com uma linda gruta e um cristo no alto de uma serra completam esse ar religioso do local. Fomos para Tabira/PE onde aproveitamos para almoçar e fotografar alguns locais de grande beleza. Nosso próximo destino era a nossa 35ª cidade no estado de Pernambuco, bem pertinho da divisa da Paraíba, Santa Terezinha/PE uma cidade muito aconchegante. Depois fomos para São José do Egito/PE uma cidade bem grande onde o calor era mais ameno e resolvemos pernoitar e fechar a primeira semana neste estado fantástico que é Pernambuco.
Ao acordamos seguimos em direção a Brejinho/PE e logo em seguida para Itapetim/PE, lugares que nos surpreenderam pela quantidade de pedras pela região. Após, seguimos para Tuparetama/PE que depois de algumas fotos resolvemos adiantar o almoço uma vez que a próxima cidade teríamos que percorrer por estrada de terra. Chegamos a Iguaraci/PE por volta de 13:30 e nossa visita foi rápida, pois a jornada até Custódia/PE seria de mais 34 km de estrada de terra. Ao chegar a Custódia/PE deparamos com uma cidade grande e com uma boa infraestrutura. Seguindo viagem chegamos a Sertânia- PE, uma cidade também bem estruturada e resolvemos pernoitar.
Depois do café partimos em direção a Arcoverde/PE, cidade natal do primeiro cardeal do Brasil e da América Latina, uma grande cidade. Partimos em direção a Buíque/PE, uma cidade simples, mas com uma região muito bonita, como por exemplo, o Vale do Catimbau. Após almoçarmos seguimos para Pedra/PE, onde fomos surpreendidos na entrada da cidade com uma pedra de 3822 metros de diâmetro e 600 metros de altura. Continuando nossa viagem passamos por Venturosa/PE e Alagoinha/PE, onde tiramos várias fotos. Por fim chegamos a Pesqueira/PE, uma linda cidade e muito bem organizada, onde escolhemos para pernoitar.
Pela manhã, demos uma rápida volta pela cidade e após seguimos para Poção/PE, onde fomos recepcionados por JORSAN, um grande amigo que conhecemos e que nos guiou por toda cidade com maestria. Levou-nos para conhecer, que dizem ser o maior Cruzeiro do mundo, na verdade um Centro de Instrução Bíblica Visual. Em seguida fomos para Sanharó/PE, capital do queijo e do leite, onde aproveitamos para almoçar. Com uma breve passagem por Belo Jardim/PE e São Bento do Una/PE aproveitamos para tirar várias fotos e após partimos para Lajedo/PE onde resolvemos ficar para pernoitar.
Chegamos a Caruaru/PE, a cidade mais populosa do interior do estado e da região do Agreste onde resolvemos pernoitar.
Infelizmente ontem no hotel que ficamos em Lajedo/PE não tinha Wi-Fi e por isso ficamos impossibilitados de postar. Saímos de Lajedo/PE e seguimos em direção a Ibirajuba/PE e Cachoeirinha/PE onde tiramos várias fotos. Seguimos por 20 km de estrada de terra e chegamos a Altinho/PE, uma cidade simples e muito aconchegante. Depois fomos para Agrestina/PE onde aproveitamos para almoçar. Em nosso roteiro constam visitas a algumas cachoeiras da região, porém com o tempo sem chuvas temos recebido informações que algumas estão secas. Estamos torcendo para que chova antes de irmos embora do estado.
Ontem ao chegarmos ao hotel em Caruaru/PE recebi uma ligação em meu celular da TV Asa Branca – Afiliada da Rede Globo para que eu desse uma entrevista no dia seguinte as 10:00 hs, retardando um pouco mais a nossa saída de Caruaru/PE. Clique aqui e veja a entrevista na integra. Depois de almoçarmos seguimos viagem m para São Caitano/PE onde tiramos várias fotos. Seguimos para Tacaimbó/PE, cidade capital do maxixe e rapidamente fomos para Brejo da Madre de Deus/PE, especificamente para somente até as 16:00 hs e então seguimos para Brejo da Madre de Deus/PE para pernoitarmos.
E novamente ficamos sem poder postar, infelizmente por um problema técnico na pousada que pernoitamos. Acordamos e depois de um rápido café terminamos de visitar Brejo da Madre de Deus/PE e seguimos para o distrito de Fazenda Nova, visitar Nova Jerusalém. Um lugar realmente espetacular que recomendo, principalmente hospedando-se na linda pousada temática dentro da área de espetáculos. Depois seguimos para Jataúba/PE onde tiramos muitas fotos. Seguimos depois para Santa Cruz do Capiberipe/PE, o maior produtor de confecções de Pernambuco e possui o maior parque de feira de confecções da América Latina onde aproveitamos para almoçar. Depois seguimos para Toritama/PE que se destaca pela produção e venda de roupas, principalmente feitas de jeans e aproveitamos para pernoitar.
Nossa primeira atividade do dia foi visitar o Parque das Feiras, várias lojas de jeans, na cidade de Toritama/PE e depois seguimos para Vertentes/PE, onde tiramos várias fotos. Durante toda manhã fomos acompanhados por uma forte chuva que prejudicou um pouco nossas visitas, porém seguimos para Taquaritinga do Norte/PE uma cidade com uma geografia bastante acidentada. Seguimos para Frei Miguelinho/PE, conhecida como capital dos garçons e como a chuva não dava trégua seguimos para Santa Maria do Cambucá/PE. Depois de uma rápida passada seguimos para Surubim/PE, cidade natal do Abelardo Barbosa (Chacrinha), aproveitamos para almoçar e de acordo com algumas informações que não encontraríamos hotel nas próximas cidades resolvemos pernoitar.
Caso esteja procurando um bom hotel em Surubim/PE com certeza eu recomendaria o Hotel Cristal, muito bom. Tentando dar um pouco mais de agilidade as visitas, começamos nosso dia seguindo para Vertente do Lério/PE, Casinhas/PE, João Alfredo/PE e Bom Jardim/PE onde aproveitamos para almoçar. Debaixo de muita chuva seguimos para Orobó/PE, Machados/PE (Terra da banana), São Vicente Ferrer/PE e Macaparana/PE. Após as visitas seguimos para Timbaúba/PE para pernoitarmos. Nossa primeira atividade do dia foi visitar o Parque das Feiras, várias lojas de jeans, na cidade de Toritama/PE e depois seguimos para Vertentes/PE, onde tiramos várias fotos. Durante toda manhã fomos acompanhados por uma forte chuva que prejudicou um pouco nossas visitas, porém seguimos para Taquaritinga do Norte/PE uma cidade com uma geografia bastante acidentada. Seguimos para Frei Miguelinho/PE, conhecida como capital dos garçons e como a chuva não dava trégua seguimos para Santa Maria do Cambucá/PE. Depois de uma rápida passada seguimos para Surubim/PE, cidade natal do Abelardo Barbosa (Chacrinha), aproveitamos para almoçar e de acordo com algumas informações que não encontraríamos hotel nas próximas cidades resolvemos pernoitar.
Do sertão ao litoral, uma viagem que durou mais de 20 dias e 82 cidades visitadas. Pela manhã fomos a alguns povoados de Goiana/PE, dentre eles Tejucupapo (famosa pela guerra contra os holandeses), São Lourenço e Barra de Catuama e desfrutamos de lindas praias dentre elas a Praia de Atapuz, Praia Carne de Vaca, Praia Ponta de Pedras (mais bonita) e Praia de Catuama. Terminado nosso passeio pelas praias seguimos para Condado/PE onde aproveitamos para almoçar. Partimos para Itaquitinga/PE onde tiramos várias fotos e logo após fomos para Aliança/PE e enfim chegamos a Vicência/PE, que está recebendo asfalto novo no centro da cidade prejudicando um pouco a visita e então resolvemos pernoitar.
Por pura incompetência e falta de sensibilidade da funcionária do Hotel de Vicência/PE ficamos sem poder postar por mais um dia, portanto se precisar de hotel nesta cidade é melhor procurar outra cidade. Acordamos e seguimos para Buenos Aires/PE e rapidamente fomos para Nazaré da Mata/PE, considerada a terra do maracatu e fomos para Tracunhaém/PE a cidade do artesanato de barro. A caminho de Araçoiaba/PE passamos por Carpina/PE apenas para almoçar. Depois de visitarmos Araçoiaba/PE seguimos para a famosa Ilha de Itamaracá/PE onde conhecemos Vila Velha, Pontal da Ilha, Praia do Sossego, Forte Orange, Praia Coroa do Avião, Praia do Pilar, Praia Baixa Verde e outros onde registramos com lindas fotos.
Encerrada a visita a Ilha de Itamaracá/PE seguimos para Itapissuma/PE, uma cidade bem pertinho, fizemos algumas fotos e partimos para Igarassu/PE, uma linda cidade histórica e rapidamente fomos a Abreu e Lima/PE, todas bem perto uma da outra, difícil até saber onde termina e onde começa cada cidade. Após conhecer Abreu e Lima/PE fomos para Paulista/PE e depois de conhecer o centro da cidade seguimos para as lindas praias deste município. Pudemos visitar a praia de Maria Farinha, a praia de Conceição, a praia de Pau Amarelo e a Praia de Janga. Depois de almoçarmos em Paulista/PE seguimos para Olinda/PE e pelo adiantado da hora e pela quantidade de atrações para visitar resolvemos pernoitar e iniciar as visitas amanhã.
Nosso dia começou muito bem nesta maravilhosa cidade que é Olinda/PE. Fomos ao Largo do Carmo onde embarcamos no trenzinho que circunda todo o sítio histórico. Um bonito passeio por anos de história do nosso país. Após o passeio por quase toda Olinda/PE e devido ao fechamento do sítio histórico para inicio das comemorações do pré-carnaval fomos almoçar em um ótimo restaurante chamado Café do Carmo. Seguimos então para Recife/PE e depois de uma breve volta pela cidade resolvemos então pernoitar para iniciar as visitas no dia seguinte. Iniciamos nosso passeio por uma cidade encantadora, procuramos andar por todos os lindos lugares que Recife/PE oferece, porém é impossível. Os lugares são fascinantes que seria necessário uma semana para percorrer todos. Com o adiantado da hora resolvemos almoçar e seguir nossa viagem e fomos para Jaboatão dos Guararapes/PE, cidade onde se diz que teve início a pátria. Depois de conhecer Jaboatão novo e Jaboatão velho fomos para Moreno/PE, uma cidade pequena, mas bem aconchegante. Depois de algumas fotos seguimos para Camaragibe/PE, mas como não conseguimos hotel tivemos quase que voltar a Recife/PE para pernoitar.
Com a dificuldade de conseguir hotel na região de Camaragibe/PE tivemos que dormir em um motel e, como era de esperar, não tinha internet e não pudemos postar ontem. Saímos por volta de 08:00 hs e seguimos para São Lourenço da Mata/PE com uma rápida passada por Camaragibe/PE. Na capital nacional do Pau-Brasil, São Lourenço da Mata/PE tiramos boas fotos e seguimos para Paudalho/PE e Chã de Alegria/PE. Continuando nossa viagem chegamos a Glória do Goitá/PE, terra de Madame Satã onde visitamos o interessantíssimo Museu do Mamulengo e aproveitamos para almoçar. Seguimos para 106ª cidade, Feira Nova/PE, terra da farinha e logo chegamos a Lagoa do Carro/PE onde conhecemos o maior museu de cachaça particular do Brasil e o artesanato de tapetes. Partimos para Limoeiro/PE onde paramos para pernoitar.
Depois de uma boa noite de sono fomos visitar a cidade de Limoeiro/PE e para darmos mais agilidade as visitas, seguimos para Salgadinho/PE e em seguida para Passira/PE, terra dos bordados, onde aproveitamos para almoçar. Depois fomos para Cumaru/PE onde fizemos bonitas fotos, inclusive pelo caminho. Chegamos então a Riacho das Almas/PE onde conhecemos uma belíssima igreja. Infelizmente pelo adiantado da hora fizemos uma rápida visita a Bezerros/PE, uma grande e bela cidade. Passamos por São Joaquim do Monte/PE e visitamos o Santuário de Frei Damião, local de grande peregrinação e adoração. No final do dia chegávamos a Camocim de São Felix/PE e depois de algumas fotos seguimos para Bonito/PE para uma boa noite de descanso.
Após o café da manhã nossa primeira atividade foi conhecer umas das várias cachoeiras da cidade de Bonito/PE. Chegando a cachoeira Véu de Noiva conseguimos fazer algumas fotos mesmo com um volume de água bem pequeno. Seguimos para Barra de Guabiraba/PE que já foi um dos maiores produtores de flores do estado. Em seguida fomos para Cortês/PE onde aproveitamos para almoçar. Com uma rápida passagem por Ribeirão/PE, a princesa dos canaviais, seguimos para Primavera/PE onde conhecemos a bonita Cachoeira do Urubu. Depois de atingir a marca de 6700 km rodados chegamos a Amaraji/PE e depois de algumas fotos fomos para a 125ª cidade Chã Grande/PE. Depois de uma breve visita chegamos a Gravatá/PE onde resolvemos pernoitar.
Saímos por volta das 08:00 hs onde fomos conhecer Gravatá/PE uma grande e bela cidade. Uma rápida subida ao mirante para registrar a imensidão desta cidade. Agilizando as visitas, seguimos para Pombos/PE, terra dos abacaxis e em seguida para Vitória de Santo Antão/PE, um dos principais centros de produção de destilados onde aproveitamos para almoçar. Chegamos a Escada/PE e logo seguimos para o Cabo de Santo Agostinho/PE onde conhecemos várias praias e lugares fantásticos. Passamos praticamente toda à tarde visitando essa cidade e já no final da tarde chegamos a Ipojuca/PE onde pensávamos que pela proximidade com Porto de Galinhas seria fácil arrumar um hotel, porém só tem uma pousada e tivéssemos que localizar um motel fora da cidade que não tinha internet.
Como no motel não servia café da manhã seguimos para Ipojuca/PE tomar café e visitar rapidamente a sede, pois tínhamos que chegar cedo a famosíssima praia de Porto de Galinhas e o nosso dia se resumiria a conhecer as praias do sul de Pernambuco. Passamos por Sirinhaém/PE e por Rio Formoso/PE onde teria que escrever várias páginas para explicar a beleza que esses lugares oferecem. Continuando nossas visitas por lindas praias chegamos até Tamandaré/PE onde conhecemos umas das praias mais bonitas do estado de Pernambuco, a praia dos Carneiros. Como já era final da tarde resolvemos pernoitar nesta linda cidade que é Tamandaré/PE.
Depois de uma boa noite de sono na Pousada Dona Flor, que recomendo, seguimos para Barreiros/PE onde conhecemos a linda Praia do Porto. Continuando nossa aventura pelas praias de Pernambuco chegamos a São José da Coroa Grande/PE com sua linda praia e a praia de Gravatá onde aproveitamos para almoçarmos. Agilizando a viagem seguimos para Água Preta/PE, Palmares/PE, Joaquim Nabuco/PE, Gameleira/PE onde tiramos várias fotos, cada uma mais bonita que a outra. Já era final de tarde quando chegamos a Xexéu/PE onde encontrei com o Sr. Adelson, grande seguidor do meu site, que nos proporcionou uma recepção muito calorosa no Bar Milleniun’s com seus amigos. Após essa grande acolhida nos recolhemos a Pousada para o merecido descanso.
Acordamos e seguimos para o nosso encontro com o Sr. Adelson para tomarmos café. Após o café, junto com o Sr. Adelson fomos conhecer os atrativos de Xexéu/PE e ficamos admirados pela beleza da Barragem de Humaitá. Então se passar por Xexéu/PE não deixe de conhecer a barragem. Depois de agradáveis horas em Xexéu/PE seguimos para Jaqueira/PE, Maraial/PE onde fizemos várias fotos e fomos para Catende/PE onde aproveitamos para almoçarmos. Seguimos para Belém de Maria/PE e o depois chegamos a Lagoa dos Gatos/PE, local onde foi montado o quartel-general dos rebeldes cabanos durante a Guerra dos Cabanos. Após algumas fotos seguimos para Cupira/PE onde recebemos uma preciosa ajuda de uma moradora de nome Thais, que rapidamente nos mostrou todos os atrativos da cidade e resolvemos pernoitar.
Pernoitamos num excelente Hotel Fazenda chamado Lar de Glória na cidade de Cupira/PE, apesar de não ter internet eu recomendo e seguimos para Panelas/PE, Quipapá/PE, São Benedito do Sul/PE, classificada pela Empetur como o maior recurso hídrico de Pernambuco e Canhotinho/PE onde aproveitamos para almoçar. Chegamos a Jurema/PE, Calçado/PE, Jupi/PE, Jucati/PE e Capoeiras/PE onde tiramos várias fotos. Em seguida partimos para Caetés/PE e como não tinha hotel com internet resolvemos pernoitar na cidade de Garanhuns/PE, vizinha 20 km de Caetés/PE.
Ao acordarmos seguimos para Caetés/PE, terra do Ex-Presidente da República Lula e não podíamos deixar de visitar a casa onde ele nasceu. Depois seguimos para Garanhuns/PE, uma grande cidade, bem organizada e bem limpa e depois de várias fotos pela cidade aproveitamos para almoçar. Após o almoço seguimos para São João/PE, Angelim/PE, Palmerina/PE, Correntes/PE, onde presenciamos o estrago feito pela última enchente. Partimos para Lagoa do Ouro/PE e após 40 km de estrada de terra chegamos a Bom Conselho/PE onde aproveitamos para pernoitar.
Depois do café da manhã saímos para conhecer Bom Conselho/PE e conhecemos uma linda Ermida construída sob a invocação de Santa Terezinha. Após seguimos para Terezinha/PE, Brejão/PE, Paranatama/PE onde em 1932 foi sede de uma batalha entre moradores e os cangaceiros de Lampião que foi derrotado. Chegamos a Saloá/PE e depois de algumas fotos fomos almoçar. Seguimos viagem para Iati/PE, Águas Belas/PE e Tupanatinga/PE. Ao cair da tarde e totalizando 8503 km rodados, chegávamos a Itaíba/PE nossa 172º cidade onde aproveitamos para pernoitar. Só de curiosidade cabe informar que já totalizamos mais de 3886 fotos e mais de 250 Gb de filmes e que faltam apenas 14 cidades para serem visitadas.
Nosso dia começou com um super café na Padaria Dois Irmãos em Itaíba/PE que recomendo. Sabíamos que o dia de hoje não seria muito fácil uma vez que as distâncias entre as cidades tinham aumentado muito, talvez em função de estarmos de volta ao sertão pernambucano. Após um breve passeio por Itaíba/PE partimos para Manari/PE (26 km) em uma estrada bem ruim. Depois de algumas fotos seguimos para Ibimirim/PE (67 km) e Inajá/PE (51 km) onde aproveitamos para almoçar. Logo saímos e fomos para Tacaratu/PE onde conhecemos talvez a igreja mais bonita de toda a viagem, o Santuário de Nossa Senhora da Saúde. Depois de 32 km e uma vista maravilhosa do lago da barragem de Paulo Afonso chegamos a Jatobá/PE. Rumamos em direção a Petrolândia/PE uma linda cidade as margens do lago da barragem onde resolvemos pernoitar.
Acordamos e seguimos direto para Floresta/PE, uma cidade muito bonita e aconchegante com uma linda arborização de tamarindos seculares. Aproveitamos para conhecer o Memorial “Conceição de Cahuá”, uma verdadeira aula de artes sob a responsabilidade de Toninho – irmão de Conceição – uma pessoa simpaticíssima e amante das artes de sua irmã. Se for a Floresta/PE não deixe de conhecer e ajudar a divulgar o trabalho de uma artista de altíssima qualidade. Em seguida fomos para Itacuruba/PE e Belém de São Francisco/PE onde fizemos lindas fotos do Rio São Francisco e aproveitamos para almoçar. Seguindo nosso roteiro chegamos a Cabrobó/PE, Orocó/PE e Santa Maria de Boa Vista/PE. Em virtude das longas distâncias entre as cidades finalmente chegamos a Lagoa Grande/PE, a 184ª cidade (última cidade de Pernambuco) e confirmando a todos aqueles que nos seguiram, apoiaram e torceram que a MISSÃO ESTÁ CUMPRIDA.
Depois de uma noite de sono no Hotel e Churrascaria da Gaúcha e com um atendimento de primeira, que recomendo e com o sentimento de dever cumprido acordamos em Lagoa Grande/PE onde cumprimos nossa última atividade de Pernambuco que foi visitar as famosas vinícolas pernambucanas. Um lugar fantástico de encher os olhos. Daí demos inicio a nossa viagem de retorno. Em Capim Grosso/BA tiramos essa bela foto da entrada da cidade e onde aproveitamos para almoçar. Tentando dar maior celeridade ao retorno seguimos para Santo Antônio de Jesus-BA para pernoitarmos e se der tudo certo chegamos em casa amanhã.
Nosso dia teve inicio com um bom café da manhã, uma voltinha pela cidade de Santo Antônio de Jesus-BA e pegamos a estrada. Com belas paisagens seguimos nossa viagem de volta e chegamos a Itabela-BA onde aproveitamos para fazer uma parada para o almoço. Como a saudade de casa era enorme não perdemos tempo e partimos novamente para a estrada e já no sul da Bahia fizemos essa foto ao lado para marcar nossa passagem para o Espírito Santo. Com o horário de verão a nosso favor chegamos à Serra/ES ao anoitecer e mais alguns quilômetros estaríamos em casa. Com quase 11000 km chegamos em casa bem e já pensando na próxima viagem.