Rio Grande do Norte

Detalhes da Viagem:

Data: 05/05/2017

Cidades Visitadas: 167

Distância Percorrida: 11860

Pequeno resumo da viagem:

05/05/2017Veja as fotos
Saindo de Taperoá/PB com duas horas de atraso, em função da falta de caixas eletrônicos em funcionamento, seguimos para a nossa primeira cidade que foi Equador/RN. Uma cidade muito bem cuidada onde, curiosamente, não conseguimos localizar nenhuma praça. Seguimos para nossa próxima cidade Santana do Seridó/RN, onde percebemos de como as chuvas fizeram bem para a cidade onde o verde prevalecia em suas praças e ruas cuidadas com muito carinho. Partimos para a nossa primeira cidade de médio porte, Parelhas/RN, que já apresenta alguns problemas como todas as cidades desse porte. Possui uma praça com um avião Xavante exposto que vale a pena conferir. Aproveitamos para almoçar numa restaurante muito bom e com um preço justo que fica no Shopping Central chamado Dona Guga. Em Carnaúba dos Dantas/RN seguimos imediatamente para o Monte do Galo onde pretendíamos fazer algumas fotos da cidade, porém com o adiantado da hora e o forte sol que fazia decidimos não subir e ir ao Castelo de Bivar, mas também não tivemos sucesso em visitá-lo, pois estava fechado. Chegamos a Jardim do Seridó/RN no final da tarde e nesse horário o sol é nosso grande inimigo para as filmagens. Depois de algumas fotos resolvemos pernoitar numa boa pousada com um preço bem agradável. Saímos para jantar e foi aí que percebemos de como o povo potiguar é alegre e educado, quando conhecemos Mari, a atendente do Bar da Jaqueira.
06/05/2017Veja as fotos.
Acordamos e como a pousada não oferecia café da manhã, decidimos procurar algum lugar e encontramos um trailer onde a proprietária nos ofereceu um cafezinho quentinho e nem quis cobrar. Partimos para Ouro Branco/RN onde filmamos e fizemos várias fotos. Seguimos para Ipueira/RN por uma estrada de terra que não era das piores, porém a falta de sinalização nas bifurcações fez com que nos perdêssemos por várias vezes, causando um grande atraso na viagem. A cidade possui uma linda igreja e aproveitamos para saborear um delicioso almoço. Em São João do Sabugi/RN deparamos com uma cidade simples e aconchegante. Foi lá que tivemos que tomar uma decisão: andar 90 km de asfalto para chegar a Serra Negra do Norte/RN ou 25 km de estrada de terra, principalmente depois da traumática viagem anterior. Resolvemos ir pela terra de novo e nos perdemos apenas uma vez e o prejuízo foi menor. Encontramos uma cidade muito organizada e com um padrão de cidade planejada com ruas largas e casas bem arrumadas. Aproveitamos para pernoitar na Chácara Vida Nova (Hotel Fazenda) com uma vasta e bela área de lazer.
07/05/2017Veja as fotos.
Nosso dia começou com um defeito em nossa câmera fotográfica que nos causou um grande incômodo, porém logo foi sanado. Seguindo viagem chegamos a Timbaúba dos Batistas/RN e o que nos chamou a atenção foi a Casa das Bordadeiras prestigiando assim a atividades dessas valorosas trabalhadoras. Falando em prestígio, percebemos também que o jegue teve o seu valor reconhecido em um monumento em praça pública. Nossa próxima viagem foi por estrada de chão para a cidade de Jardim de Piranhas/RN e dessa vez tudo correu normalmente. Uma das coisas que nos tem causado grandes transtornos é a falta de comunicação e de internet por nossa operadora dificultando bastante o uso de GPS e outros. Temos encontrado dificuldades também na falta de sinalização das cidades informando os atrativos como dessa cidade que nos pareceu ter crescido de forma desordenada. Chegamos a São Fernando/RN uma cidade pequena e acolhedora onde aproveitamos para almoçar e logo seguimos para Caicó/RN. Por ser uma grande cidade a nossa filmagem fica prejudicada e cansativa e a procura pelos atrativos fica difícil por causa da falta de sinalização, como já dissemos. Nossa 14ª cidade visitada foi São José do Seridó/RN que diferentemente de outras cidades cresce a passos largos e de uma forma organizada e dinâmica. Devido à falta de pousadas e hotéis na cidade partimos para pernoitarmos na próxima cidade de Cruzeta/RN.
08/05/2017Veja as fotos.
Em Cruzeta/RN não tivemos uma boa noite de sono devido a um problema no ar condicionado do nosso quarto. Depois de um bom café da manhã na padaria vizinha a nossa pousada iniciamos os nossos trabalhos na cidade. Em seguida partimos para Acari/RN, onde pudemos conferir uma linda obra de engenharia na Barragem de Gargalheiras, infelizmente, quase seca com apenas 3% de sua capacidade. Fomos também ao Museu Histórico que conta um pouco da história da região do Seridó e que funciona hoje onde era a Casa de Câmara e Cadeia. Não podia deixar de registrar aqui o carinho e a atenção que nos foi prestada por Sérgio (Guia do Museu) que com grande conhecimento da matéria nos deu uma aula de sua região. Seguimos para Currais Novos/RN e no caminho fomos visitar a Mina de Brejuí, considerada a maior mina de Scheelita da América do Sul, porém não tivemos sorte com o horário da visitação. Um lindo passeio, que recomendamos, é a visita a Pedra do Navio (foto) pela sua exuberância e de onde é possível ter uma vista quase que total da cidade. Almoçamos e seguimos para a nossa próxima cidade São Vicente/RN. Devido ao adiantado da hora e da dificuldade de abastecer sem o uso de cartão de crédito, filmamos e fizemos algumas fotos e seguimos para a nossa próxima cidade para pernoitarmos. Chegamos a Florânia/RN no final da tarde que nos impossibilitou de terminarmos a filmagem, portanto continuaremos amanhã.
09/05/2017Veja as fotos.
Dando continuidade aos trabalhos em Florânia/RN, não poderia deixar de comentar aqui a nossa satisfação de ter conhecido o Sr. Valdemar que nos proporcionou alguns minutos de uma boa prosa sobre ele e sua querida cidade. Ainda ontem, enquanto jantávamos tivemos o prazer de conhecer Glória Mello, uma pessoa fantástica, que com muito orgulho nos apresentou diversos pontos turísticos de Florânia/RN e hoje, logo cedo, partimos para conhecer alguns desses locais. Primeiramente fomos ao Santuário de Nossa Senhora das Graças e como nossa mais nova amiga disse foi possível ter uma visão quase que total da cidade. Em um segundo momento, fomos conhecer a curiosa arvore do “Pau do Oco” e logo depois fomos ao Mirante do Cajueiro onde o local é super agradável e a vista é deslumbrante. Chegamos a Tenente Laurentino Cruz/RN e quando solicitamos informações a uma moça ela logo se apresentou como sendo Ieda, que com muito entusiasmo nos contou sobre um pouco da cidade e de seus diversos atrativos, porém devido ao adiantado da hora não pudemos conhecer alguns desses atrativos e procuramos logo um lugar para almoçarmos. Partimos para nossa próxima cidade Cerro Corá/RN onde encontramos algumas dificuldades pois várias de suas ruas não tinham saída. Um dos atrativos que nos chamou atenção foi a “Casa Grande” que está localizada bem no centro da cidade e com o cair da tarde fomos para Bodó/RN. Nossa maior preocupação é com o sol do final da tarde que nos deixa apreensivos para que não atrapalhe as filmagens. Como na cidade não tinha hotel ou pousada, resolvemos retornar para Cerro Corá/RN para pernoitarmos.
10/05/2017Veja as fotos.
Acordamos bem cedo para darmos continuidade aos trabalhos e seguimos imediatamente para a cidade de Santana do Matos/PB, pois sabíamos que a viagem não seria fácil por causa dos 35 km de estrada de chão que teríamos que percorrer. A estrada não estava em boas condições e tinha muitas pedras e na metade do caminho percebemos que um dos pneus dianteiros perdia pressão rapidamente e quando chegamos à cidade o borracheiro nos informou que o pneu dianteiro direito estava com vários furos e não poderia mais ser usado. O borracheiro nos indicou uma loja na cidade que poderia nos fornecer o pneu, porém chegando lá fomos informados que conseguiríamos o pneu por encomenda para o final da tarde do dia de hoje. Depois de fotografarmos e filmarmos a cidade partímos para a cidade de Fernando Pedroza/RN enquanto ganhávamos tempo até a encomenda de nosso pneu chegar. Aproveitamos para almoçar em uma excelente churrascaria na entrada da cidade que nos serviu um delicioso cupim na brasa. No caminho de Lajes/RN deparamos com o lindo Pico do Cabugi (vulcão extinto) e como o tempo era curto seguimos logo em seguida para Pedra Preta/RN que nos ajudou bastante por ser uma cidade pequena onde rapidamente localizamos prontamente todos os atrativos e pudemos retornar para Santana do Matos/PB onde trocamos os pneus e não poderia deixar de agradecer a equipe da GAP Serviços que nos atendeu de forma eficiente e atenciosa.
11/05/2017Veja as fotos.
Tentando recuperar o tempo perdido de ontem, acordamos e partimos imediatamente para a cidade de Pedro Avelino/RN e pudemos reparar que a cidade está necessitada de mais cuidados por parte do poder público, mas mesmo assim não perde o seu charme. Após fazermos várias fotos partimos para a nossa próxima cidade Afonso Bezerra/RN que logo nos surpreendeu com a linda e grandiosa imagem de Nossa Senhora das Graças no adro da igreja. Depois de vários quilômetros de uma estrada muito ruim chegamos à cidade de Angicos/RN e como é uma cidade de um porte um pouco maior, portanto conseguimos fotografar uma quantidade maior de atrativos e aproveitamos para almoçar. Debaixo de um sol de quase 40 graus partimos para a cidade de São Rafael/RN que nasceu depois da antiga cidade ter sido alagada após a construção da barragem. Com ruas largas e lindas praças sofre de uma grande falta de manutenção onde as ruas estão cheias de buracos e toda estrutura da cidade prejudicada. Seguimos para Jucurutu/RN e devido ao adiantado da hora fomos à procura de um local para pernoitarmos. Ao sair para lanchar conhecemos as atendentes de uma padaria de nome Ceiça e Vanessa que com muita gentileza e carinho nos atendeu maravilhosamente.
12/05/2017Veja as fotos.
Acordamos e preparamos logo as malas, pois sabíamos que o nosso dia seria bem longo e com algumas dificuldades em função das longas distâncias entre as cidades. Iniciamos nosso dia com o bom café da manhã na padaria de nossas amigas Ceiça e Vanessa que como outras têm ajudado bastante os nossos dias serem mais amenos. Um exemplo foi na cidade de Triunfo Potiguar/RN que nos ofertou com um delicioso café bem quente e da atendente da farmácia que gentilmente nos cedeu o sinal do wifi para podermos seguir viagem para a nossa próxima cidade Paraú/RN. Uma cidade muito pequena e sossegada com uma linda igreja bem cuidada e conservada. Como tínhamos que enfrentar uma puxada de 30 km de terra para a cidade de Upanema/RN resolvemos então, seguir logo viagem. Chegamos a Upanema/RN em cima do horário do almoço e optamos por almoçar primeiro antes de darmos início aos trabalhos. Gostamos muito da cidade, pois percebemos bastantes áreas de lazer e prática de esportes e por ser uma cidade de um porte razoável notamos também uma boa conservação de suas ruas e praças. Como é de perceber as visitas às cidades na data de hoje foram bem menores do que nos outros dias, portanto chegamos a Campo Grande/RN no final da tarde e como o sol já estava se pondo resolvemos procurar uma pousada para pernoitarmos.
13/05/2017Veja as fotos.
Depois de uma péssima noite de sono procuramos logo um lugar para tomarmos um café, como foi dito no dia de ontem tivemos ainda que terminar a cidade de Campo Grande/RN e tivemos que dar uma pausa na viagem para seguirmos para a cidade de Jucurutu/RN onde tentamos resgatar um material esquecido no hotel daquela cidade, porém não tivemos êxito. Como é um material indispensável ao nosso trabalho, deveremos seguir para Mossoró/RN na próxima segunda feira. Como não tínhamos muito que fazer para resolver o problema, seguimos para a nossa próxima cidade chamada Janduís/RN. Ruas largas, bem calçadas e arborizadas são a marca dessa pequena cidade. Essa viagem a Jucurutu/RN nos causou um prejuízo de 296 km, mas não desanimamos e seguimos para a próxima cidade Messias Targino/RN que está em franco crescimento com a construção de várias casas e novas ruas. Aproveitamos para almoçarmos e seguir para Patu/RN onde constatamos ser uma bela cidade e com um suntuoso Santuário dedicado a Nossa Senhora dos Impossíveis de onde é possível ver quase toda a cidade de Patu/RN rodeado pela linda Serra do Lima onde fizemos várias fotos. Como na próxima cidade não possuía hotéis ou pousadas resolvemos aproveitar para descansar mais cedo.
14/05/2017Veja as fotos.
Depois de um breve cafezinho na pousada seguimos para a cidade de Almino Afonso/RN onde pudemos fazer lindas fotos do belíssimo mirante de São José de onde é possível ver toda a cidade. Rafael Godeiro/RN foi a nossa próxima cidade, uma cidade pequena e simples onde pudemos constatar a fé do povo numa celebração na igreja matriz onde parecia que toda a cidade estava na igreja, afinal era um dia muito especial para todos. Rapidamente chegamos a cidade de Olho D’água do Borges/RN e fomos surpreendidos com placas que identificavam todos os atrativos da cidade. Uma iniciativa que deveria ser copiada por todas as outras cidades. Debaixo de um calor escaldante chegamos à cidade de Umarizal/RN, com ruas longas e vazias. Não sabíamos se era por causa do Dias das Mães ou o calor infernal que fazia. Quando chegamos a Lucrécia/RN percebemos uma simetria muito grande em suas ruas e praças que nos facilitou muito o nosso trabalho. Ao contrário da cidade anterior, a próxima cidade Frutuoso Gomes/RN possui ruas estreitas e de difícil acesso que dificulta muito o trabalho. Com o intuito de visitarmos mais uma cidade partimos para Antônio Martins/RN, mas devido ao término da bateria da filmadora, o adiantado da hora e sol muito baixo resolvemos terminar amanhã. Procuramos uma pousada e comemos uma deliciosa pizza na Pizzaria “Lá-em-casa” que recomendamos.
15/05/2017Veja as fotos.
Depois de mais uma noite mal dormida, tomamos um pequeno café, tiramos mais algumas fotos na cidade e partimos para João Dias/RN e um dos pontos que nos chamou a atenção foi o investimento público nas áreas de lazer e de turismo. Depois de várias fotos partimos para a cidade de Alexandria/RN aonde vimos que o trânsito é bem complicado em relação a outras cidades, que apesar das ruas estreitas, alguns moradores insistem em parar os carros no meio da rua causando bastante transtorno para outros motoristas. Após, seguimos para Pilões/RN e por ser uma cidade pequena e pacata pudemos terminar rapidamente e aproveitamos para almoçar. Serrinha dos Pintos/RN foi a quinquagésima cidade a ser visitada e uma coisa que nos chamou atenção foi a estátua de Dom Quixote em uma das praças da cidade. Conforme foi comentado no dia 13/05, precisamos seguir viagem para Mossoró/RN para resolver problemas sobre equipamentos e verificação de problemas no carro. Sanado todos os problemas retornamos para a nossa próxima cidade Martins/RN para pernoitarmos. Um prejuízo de 310 km, mas extremamente necessário. Não podíamos deixar de registrar aqui o lanche de primeira qualidade que comemos na Lanchonete “Big Mec Tentação”. Então se vier a Martins/RN não deixe de lanchar lá.
16/05/2017Veja as fotos.
Depois de descansarmos na Pousada da Lalá, onde nos foi servido um delicioso café da manhã seguimos para fotografarmos e filmarmos a cidade. Uma cidade serrana muito bonita, com um clima ameno, bem sinalizada e com os prédios públicos e praças bem cuidadas. Pudemos conhecer o Mirante da Carranga e o Mirante do Canto e pudemos desfrutar de lindas vistas. Incentivamos que conheçam a essa linda cidade. Como perdemos bastante tempo na cidade anterior, fomos rapidamente para a cidade de Riacho da Cruz/RN e pudemos constatar sua linda avenida que corta a cidade com belas palmeiras e muito bem conservada. Seguimos para Viçosa/RN que nos surpreendeu nessa pequena cidade foi a arborização de suas ruas e praças que amenizou bastante o forte calor que fazia nessa cidade no dia de hoje. Aproveitamos, então para almoçarmos e logo seguimos para mais uma bela cidade serrana Portalegre/RN onde o calor estava muito intenso e para piorar a nossa situação o ar condicionado do carro parou de funcionar em marcha lenta. Nossos equipamentos, celulares, filmadoras e etc, começaram a apresentar problemas devido ao forte calor, mas nada que impedisse de terminarmos o nosso trabalho. Passamos rapidamente pela cidade de Francisco Dantas/RN onde fizemos várias fotos e logo em seguida fomos para a cidade de Pau dos Ferros/RN onde infelizmente o sol baixo não nos proporciona fazer um bom trabalho e por se tratar de uma cidade de um porte maior, resolvemos deixar o restante do trabalho para amanhã.
17/05/2017Veja as fotos.
Depois de uma boa noite de sono e um desjejum reforçado, retomamos os trabalhos iniciados no dia de ontem, porém o problema do ar condicionado do carro agravou e tivemos que encerrar precocemente os trabalhos nessa cidade. Resolvemos então partir novamente para Mossoró/RN com a intenção de consertar o ar condicionado, mas para nossa surpresa deparamos com uma concessionária aqui na cidade. Passamos boa parte da manhã tentando resolver o problema e imediatamente seguimos para a nossa próxima cidade Água Nova/RN que por ser uma cidade pequena rapidamente fizemos bonitas fotos. Também percebemos que o ar condicionado continuava com o mesmo problema e depois de ligarmos para a concessionária ficamos sabendo que somente seriamos atendidos depois das 13:30 hs, então seguimos para Rafael Fernandes/RN e uma das coisas que nos chamou a atenção foi a simplicidade e a beleza da Igreja de Santa Luzia e depois de fazermos várias fotos paramos para almoçar na “Churrascaria Frei Damião” onde o dono expressando, talvez o sentimento de vários potiguares, reclamava bastante da situação do estado com estradas esburacadas, sem segurança e vários outros problemas. Dada a hora seguimos novamente para a concessionária e lá permanecemos por toda a tarde e finalmente o mecânico conseguiu identificar o problema, porém sem poder dar solução por falta de uma peça. Como o nosso dia estava perdido resolvemos voltar para a mesma pousada da noite anterior, decepcionado e triste com a FIAT por não ter conseguido resolver nenhum dos problemas.
18/05/2017Veja as fotos.
Acordamos e logo depois do café partimos para a cidade de Riacho de Santana/RN que nos marcou por ser uma cidade pequena, tranquila e com praças bem cuidadas. Tiramos várias fotos e logo seguimos para José da Penha/RN que por ser também uma cidade pequena rapidamente términos os trabalhos sendo que um ponto marcante da cidade foi a beleza de sua igreja católica. Depois de caminharmos 18 km por uma estrada de chão chegamos à cidade de Marcelino Vieira/RN onde logo avistamos uma cúpula e curiosos seguimos em sua direção e ao chegar próximo não entendemos o que significava, mas um morador prontamente nos informou de que se tratava de um projeto da prefeitura de transformar o local em um santuário onde será erguida uma grande imagem em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da cidade. A obra está inacabada faltando somente a imagem. Aproveitamos para almoçarmos uma deliciosa comida. Partimos para Tenente Ananias/RN talvez a única cidade, até agora, que conseguimos visitar e fotografar todos os itens previamente estabelecidos pela expedição. Nossa próxima cidade foi Paraná/RN talvez a menor de todas as cidades visitadas até o momento, onde chegamos a confundir o Distrito de Caiçaras com a cidade que tivemos a impressão de ser maior que a cidade de Paraná/RN. Já com o sol se pondo chegamos à cidade de Major Sales/RN e dois dos atrativos da cidade que merecem destaque é a Prefeitura Municipal e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, uma construção totalmente diferente das diversas igrejas que temos visitado. Terminado os trabalhos seguimos para Luís Gomes/RN e já com o adiantado da hora resolvemos pernoitar
19/05/2017Veja as fotos.
Ao acordarmos percebemos que havia chovido bastante durante a madrugada e demos inicio aos trabalhos e constatamos que as pessoas da cidade tentam resolver suas necessidades (compras, água, etc) sempre pela manhã, talvez para evitar o sol escaldante da tarde. Nossa próxima cidade foi Venha-Ver/RN que distava 40 km por estrada de chão e a nossa preocupação era grande por causa da chuva que caiu durante a madrugada e a falta de sinal da internet, porém como sempre temos conseguido a solidariedade das pessoas que nos fornecem a senha do wifi. Apesar de ser uma viagem difícil tudo correu bem e chegamos na cidade onde visitamos o Santuário Padre Damião que ficava em lugar privilegiado com uma estátua enorme em homenagem ao Frei de onde era possível deslumbrar a beleza da cidade. Seguimos para a nossa próxima cidade Coronel João Pessoa/RN onde conhecemos um rapaz muito extrovertido e falante que nos contou a história do município e da região. A praça apresentava uma linda imagem em homenagem a São José e demonstrava o cuidado da administração pública pelas praças e ruas da cidade. Aproveitando a conversa com o nosso novo amigo, fomos convidados para almoçarmos uma deliciosa comida caseira. Também não podíamos deixar de visitar o famoso Cruzeiro dos Pagãos de onde é possível avistar toda a cidade. Chegamos à cidade de São Miguel/RN, uma cidade de um porte um pouco maior que logo ao chegar deparamos com a lagoa que fica no lindo Parque da Lagoa que, provavelmente, deve ficar muito mais bonita no período das cheias. A cidade ainda possui uma linda imagem de São Miguel Arcanjo no centro da cidade. Enquanto visitávamos a cidade recebemos a notícia da concessionária de que uma das peças que necessitávamos já estava a disposição e que poderíamos agendar a troca. Seguimos então para a cidade de Doutor Severiano/RN que por ser uma pequena cidade rapidamente fotografamos e seguimos para a cidade de Encanto/RN que ao chegarmos vimos um grande complexo de lazer e esportivo muito bonito e bem conservado. De toda a nossa viagem, até agora, o lugar mais surpreendente que visitamos foi o Santuário de São João Batista que fica no alto do Serrote de onde é possível visualizar toda a cidade e redondezas como se fosse uma maquete causando uma sensação de proximidade com Deus fazendo jus ao nome da cidade. Como teríamos que trocar a peça do nosso carro, seguimos para pernoitar na cidade de Pau dos Ferros/RN.
20/05/2017Veja as fotos.
Ao acordamos seguimos imediatamente para a concessionária para trocarmos as pastilhas de freio que estavam bastante gastas. Depois de duas horas aguardando partimos para a nossa 71ª cidade que foi São Francisco do Oeste/RN e encontramos uma bela imagem de São Francisco de Assis em frente à Igreja Matriz, porém hoje não era o nosso dia porque tivemos vários problemas com a filmadora, desde a gravação em HD até um superaquecimento agravado pelo calor intenso e o problema em nosso ar condicionado. Tivemos que almoçar devido ao adiantado da hora. Como não conseguimos resolver o problema com a filmadora, não nos abatemos e seguimos em frente para a nossa próxima cidade Taboleiro Grande/RN onde pudemos observar uma Câmara dos Vereadores bem diferente do normal. Partimos para cidade de Itaú/RN onde tinha um cruzeiro muito bonito em frente à biblioteca e a avenida central da cidade tinha um canteiro muito florido e muito bonito. Conformados de que não conseguiríamos resolver o problema da filmadora enquanto não chegássemos à pousada seguimos para a cidade de Rodolfo Fernandes/RN aonde chegamos já com o sol muito baixo e só fizemos uma parte dos trabalhos e fomos procurar uma pousada. Para refrescar um pouco a cabeça fomos lanchar uma deliciosa pizza, que para nós era novidade, chamada de Beirute. Uma mistura do sanduíche árabe com a tradicional pizza.
21/05/2017Veja as fotos.
Nosso dia começou com a expectativa de que daríamos jeito no problema da filmadora, porém nosso dia não foi dos melhores porque o problema persistia. Esperamos dias melhores amanhã, mas vamos ao nosso dia de hoje que é o que interessa. Inicialmente fomos a Panificadora Soberana, tomarmos um delicioso café da manhã, servido por Carlinhos que se tornou mais um novo amigo. Não podíamos deixar de fotografar a bela Capela das Covinhas e o lindo Pé de Cajarana e em seguida seguimos para Severiano Melo/RN, conhecida como a terra do caju e como era domingo dia de missa, observamos o padre à frente da igreja matriz recebendo e cumprimentando os fiéis. Terminado os trabalhos fomos visitar a cidade Apodi/RN, uma cidade muito comentada por moradores de outras cidades, pois é ela que abastece de água várias cidades da região. Essa cidade ficará marcada em nossa viagem pela belíssima orla da lagoa e também onde a nossa filmadora mais deu problema. Acreditamos que a filmagem não fará jus a beleza da cidade. Partimos para a cidade de Felipe Guerra/RN que possui o maior número de cavernas catalogadas do RN que não pudemos visitá-las porque é necessário de guia e naquele momento não tinha nenhum disponível. Solicitamos então, informações sobre uma das mais belas cachoeiras da cidade, a do Roncador, e fomos informados que devido a estiagem de cinco anos ela estava totalmente seca. Devido a esses fatos somente poderemos mostrar os atrativos da sede da cidade como, por exemplo, a primeira casa da cidade ainda muito bem conservada. Após, seguimos para a cidade de Caraúbas/RN de um porte um pouco maior com várias escolas, ruas bem calçadas, etc. Procuramos pela estação ferroviária e fomos informados que ela já havia sido demolida. Depois de várias fotos seguimos para a cidade de Governador Dix-Sept Rosado/RN que estava um calor infernal onde todos sofriam, nós e nossos equipamentos. Percebemos que talvez fosse necessário um pouco mais de áreas de lazer e esportes ainda mais por ser um cidade de um porte um pouco maior. Uma curiosidade foi quando deparamos com a Igreja Católica de costas para a cidade e de frente para um nada. Já com o adiantado da hora seguimos para pernoitar em Mossoró/RN, a segunda maior cidade do RN.
22/05/2017Veja as fotos.
Acordamos cedo para iniciarmos nossa caça aos atrativos da cidade de Mossoró/RN e torcendo para que a nossa filmadora não desse problemas como nos dias anteriores. O dia não estava muito quente e estava até um pouco nublado o que facilitou muito a visita aos vários e belos atrativos dos quais destacamos o Memorial da Resistência, a Praça da Criança, a Praça dos Esportes e da Praça da Conveniência. Enquanto caminhávamos pelo centro da cidade percebíamos que a visita aos bairros seria bem mais complicada e então solicitamos ajuda a um moto-taxista, de nome Francisco, que nos conduziu por vários bairros da cidade. Terminada nossa visita à cidade resolvemos almoçar e imediatamente seguimos para a cidade de Baraúna/RN que ao chegar percebemos que a geografia da cidade não nos facilitou muito, uma vez que a maior parte das ruas fica no sentido Leste-Oeste exatamente no poente. Depois de tirarmos várias fotografias seguimos para a cidade de Tibau/RN aonde finalmente chegamos ao litoral norte e para a nossa alegria deparamos com uma belíssima praia. Procuramos um lugar para pernoitarmos para podermos descansar bastante, pois o dia amanhã promete muitas praias. Só para constar, passamos todo o dia sem problemas com a filmadora.
23/05/2017Veja as fotos.
Antes mesmo de tomarmos o café da manhã, saímos cedo para filmarmos um pouco mais a cidade. Tiramos mais algumas fotos e retornamos a pousada para tomarmos o café. Seguimos, então para as Praias de Emanuelas e Gado Bravo e também visitamos o Morro de Areias Coloridas. Para não perdermos tempo, seguimos logo para a cidade de Grossos/RN e visitamos várias praias. Cabe ressaltar que essa região é a maior produtora de sal do Brasil e para quem não conhece a região não deve perder a oportunidade de conhecê-la. Já na entrada da cidade deparamos com um bonito e bem conservado moinho e recebemos uma informação, que não pudemos confirmar, de que o segundo maior cajueiro do Brasil tinha morrido. Como nossa próxima cidade Areia Branca/RN dependia de uma travessia de balsa, resolvemos nos apressar. Durante a travessia conhecemos, como nós, um grande amante de viagens que nos proporcionou uma boa prosa. Ao desembarcamos deparamos com uma linda igreja e com o marco zero. Aproveitamos para almoçar e depois de fotografarmos a cidade seguimos em direção à cidade de Porto do Mangue/RN e durante essa ida encontramos pelo caminho lindas praias, um grande parque eólico, falésias, dunas e até um farol. Chegando a cidade, um de nossos objetivos era visitar a Praia da Costinha, porém devido à maré alta não pudemos visitá-la em contrapartida pudemos apreciar a linda orla do Rio das Conchas. Devido às longas distâncias entre as cidades e por serem praianas se tornam mais demoradas, um exemplo é a nossa próxima cidade Serra do Mel/RN que está localizada a 50 km de distância de estrada de chão. Em virtude disso resolvemos pernoitar aqui na cidade de Porto do Mangue/RN onde hospedamos em uma excelente pousada e com um atendimento de primeira pela responsável da pousada.
24/05/2017Veja as fotos.
Depois de uma noite revigorante em uma pousada de qualidade, tomamos nosso café e partimos para a nossa viagem para Serra do Mel/RN que é uma cidade aparentemente pequena, porém se engana porque é uma cidade dividida em várias agrovilas onde a principal atividade econômica é a lida do caju. Ao longo das estradas é possível constatar a quantidade enorme de pés de caju e por toda a cidade é possível ver sacas e mais sacas espalhadas pelas calçadas da cidade. Por ser uma cidade muito jovem apresenta vários problemas, porém apresenta uma perspectiva de crescimento muito grande. Suas ruas largas e com muitas áreas de lazer fazem dessa cidade um bom lugar para se viver. Terminado os trabalhos seguimos por, aproximadamente, 50 km novamente e para nossa infelicidade, faltando poucos quilômetros para chegar a Carnaubais/RN percebemos que o nosso pneu traseiro direito estava furado, devido ao grande número de pedras na estrada. Depois de muito sacrifício e muito suor, conseguimos chegar à cidade e logo procuramos um borracheiro que nos mostrou que não seria um trabalho simples e que deveríamos deixar o pneu para consertar por pelo menos três horas. Enquanto esperávamos o conserto seguimos filmando e fotografando a cidade e um dos destaques foi à linda Igreja de Santa Luzia. Aproveitamos também para almoçarmos uma deliciosa comida num restaurante simples, mas com a melhor comida do RN que comemos até hoje, sem contar com a atenção e simpatia de Dona Maria. Conhecemos também no “Restaurante Bom Gosto” um rapaz, chamado Alan, muito educado e simpático que nos deu valiosa informação sobre a cidade e nos orientou de como chegar a “cidade velha” aonde ainda resiste ao tempo a velha igreja, residem algumas pessoas e possui um museu. Partimos para a cidade de Açu/RN (grafado conforme o IBGE), aonde já chegamos ao final da tarde e devido ao cansaço logo fomos procurar uma pousada.
25/05/2017Veja as fotos.
Como dissemos no dia anterior, procuramos uma pousada para descansarmos, porém não tivemos muita sorte, uma vez que a “Pousada União”, escolhida por nós, não nos atendeu em nenhum dos nossos requisitos mínimos. O ar condicionado não funcionava, a TV não funcionava, o wifi não funcionava, enfim quase nada funcionava e por volta das 03:00 hs acabou a energia para piorar ainda mais a situação e o preço não foi nada agradável. Com relação à cidade, essa sim nos causou uma ótima impressão, principalmente a Igreja da Beata Lindalva e da Coluna do Marco com uma linda estátua de cristo em metal. Seguimos para a cidade de Itajá/RN e percebemos que a praça central da cidade é bem florida e bem cuidada. Imediatamente seguimos para Ipanguaçu/RN e na praça próxima a Igreja Matriz uma linda imagem de Nossa Senhora de Lourdes e ao lado uma gruta também dedicada à padroeira da cidade. Ao chegarmos à cidade de Alto do Rodrigues/RN fomos logo almoçar e sem perder muito tempo, fotografamos e seguimos para a cidade de Pendências/RN e o que diferenciava eram as fachadas dos prédios públicos, principalmente o estádio e o hospital. Seguimos para a cidade de Macau/RN onde fomos recepcionados por um enorme Cata-Vento e as enormes montanhas de sal. Passeando pela cidade percebemos que o pneu que tínhamos consertado em Carnaubais/RN voltou a dar problemas perdendo pressão rapidamente e então procuramos um borracheiro que nos informou que o trabalho demoraria cerca de três horas fomos para a pousada, simples e aconchegante. No jantar deliciamos um bife a parmegiana, para nós, feito de uma forma bem pitoresca.
26/05/2017Veja as fotos.
Acordamos e logo cedo fomos terminar os trabalhos e ao fotografar o Centro Cultural conhecemos um senhor que nos deu grandes dicas sobre a cidade. Enquanto isso, tomávamos o nosso café. Visitamos as belas praias da cidade e seguimos para o nosso próximo destino Guamaré/RN que curiosamente o mapa da cidade lembra um peixe e é quase toda cercada por água (rios e mar). Ao passearmos pela cidade visitamos a bela e extensa orla e também a bela Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. Geralmente as cidades de pequeno porte são as mais fáceis e mais rápidas e a nossa próxima cidade Jandaíra/RN se encaixava perfeitamente nesse perfil. Aproveitamos para almoçar e seguimos para a famosa cidade de Galinhos/RN. Em nossa viagem até a cidade, estudávamos como iríamos fazer para atravessar todos os nossos equipamentos para realizar os trabalhos, uma vez que nos foi informado que seria muito difícil chegar lá de carro. Quando fomos embarcar conhecemos um morador que trabalhava no estacionamento do local de embarque e nos informou que era possível atravessar o carro pelas dunas, desde que estivéssemos acompanhados de um guia. Assim foi feito e foi uma experiência única. Além dessa experiência deparamos também com uma cidade totalmente diferente dos padrões que conhecíamos, onde quase todas as ruas são de areia e o meio de transporte é o “burro-táxi”, apelido carinhoso dado pelos moradores às carroças que fazem a movimentação dos moradores e visitantes. Como já estávamos com uma forte tendência para pernoitarmos na cidade, fomos relaxar e curtir um pouco a praia da cidade onde conhecemos um simpático casal residente em Natal/RN onde juntamente curtimos um lindo pôr-do-sol regado a algumas cervejas geladas.
27/05/2017Veja as fotos.
Dormir em pousadas boas não tem sido um forte em nossa viagem, porém a “Pousada Monte Carlos” nos proporcionou uma deliciosa noite de sono e nos preparou um dia que seria bem longo e com bastantes emoções. Começamos o dia enfrentando as dunas novamente seguindo em direção à cidade de Caiçara do Norte/RN e dessa vez sem o auxílio de um guia. Com a graça de Deus chegamos bem à cidade e depois de filmar e fotografar fomos para a cidade de São Bento do Norte/RN que fica ao lado bastando apenas atravessar o pórtico de saída. Aproveitamos para tomarmos café que até o momento não tínhamos encontrado na cidade anterior. Fomos visitar a famosa praia do Farol de Santo Alberto que impotente domina a beleza da região e não podíamos deixar de citar a linda Igreja de Santo Antão Abade. Imediatamente seguimos para a modesta e tranquila cidade de Pedra Grande/RN onde conhecemos um rapaz muito simpático e solicito que prontamente se ofereceu para nos guiar até a Caverna do Martins e a Gruta do Lajedo. Aproveitou também para nos contar um pouco da história da cidade que disputa com a Bahia que seria o primeiro local onde os portugueses desembarcaram no Brasil mudando assim o nosso aprendizado sobre o descobrimento do Brasil. Constatamos ao lado da Câmara uma réplica do marco e na Praia do Marco que confirma a chegada dos portugueses. O marco original encontra-se no Forte dos Reis Magos em Natal/RN. Depois dessa aula de história seguimos para a cidade de Parazinho/RN onde o calor era escaldante e resolvemos logo almoçar, pois sabíamos que teríamos uma viagem bem difícil. Teríamos que voltar para visitar as praias do Marco e do Enxu Queimado que pertence à cidade anterior e de lá seguiríamos para a nossa próxima cidade São Miguel do Gostoso/RN. Devido ao grande número de praias e distritos visitados chegamos bem tarde, porém não nos impediu de visitar todos os atrativos da cidade e quase anoitecendo tentamos ainda visitar a Praia de Calcanhar, porém não conseguimos terminar. Seguimos em direção a nossa próxima cidade Touros/RN para pernoitarmos e para nossa satisfação encontramos um Motel que nos proporcionou uma noite de descanso muito relaxante.
28/05/2017Veja as fotos.
Após acordamos fomos visitar a Praia do Calcanhar que tinha ficado para trás e aproveitamos para dar um pulo no Farol e no Km 0 da BR-101 (que corta todo o Brasil de norte a sul) e chegamos a cidade de Touros/RN que é conhecida como a “Esquina do Brasil” devido a sua posição geográfica. Conseguimos então tomar um delicioso café e depois de fotografar vários atrativos partimos para a nossa próxima cidade Rio do Fogo/RN que ao chegar deparamos com a linda foz do Rio Panaú onde as pessoas se reúnem para bom e relaxante descanso de domingo. Em uma de suas praças existe uma estátua que homenageia o pescador mostrando assim a força de trabalho dessa região. Cabe lembrar que essa cidade é considerada a cidade com o maior parque eólico da América Latina. Em nossas andanças pelas praias do estado (que não são poucas) percebíamos que a cada praia que passávamos as dificuldades aumentavam e não podíamos deixar de relatar a dificuldade que sentimos para poder vencer a praia de Pitinga onde o nosso carro ficou literalmente debaixo de areia, mas contando com a boa vontade de um morador da região conseguimos vencer mais essa etapa antes que a maré subisse. Quando chegávamos a nossa próxima cidade Maxaranguape/RN conhecemos o Farol do Cabo de São Roque e a linda “Árvore do Amor”. Já na cidade fomos visitar a bonita praia e a foz do rio de mesmo nome. Como nossa próxima cidade era a capital Natal/RN decidimos dormir e iniciarmos a visita pela manhã.
29/05/2017Veja as fotos.
”Uma noite muito boa”, foi essa a frase mais usada pela manhã. Quando chegamos a capital é de praxe da Expedição aproveitarmos um pouco mais, tomando um bom banho de mar, etc., porém São Pedro não foi generoso conosco e nos ofertou um dia de muita chuva que não nos desanimou e visitamos, na medida do possível, todos os atrativos e praias da cidade. Depois de um almoço na Praia dos Artistas seguimos para Praia da Ponta Negra e como a chuva não dava trégua seguimos para a cidade de São Gonçalo do Amarante/RN onde tentamos filmar e fotografar, mas como a chuva atrapalhava bastante resolvemos pernoitar e recomeçar amanhã.
30/05/2017Veja as fotos.
Acordamos no dia hoje preocupados com a chuva que caiu durante toda noite porque teríamos que enfrentar algumas estradas de chão e de areia. Depois de rápido cafezinho continuamos a visitar a cidade de São Gonçalo do Amarante/RN e notamos que ela possui uma pequena sede, mas é um grande município. Uma linda igreja católica, um belo museu e um grande aeroporto compõem os vários atrativos. Seguimos então para Extremoz/RN, mais uma cidade da região metropolitana de Natal/RN. As lindas praias são o cartão postal da cidade sendo a mais famosa a de Genipabu. Depois de uma longa visita fomos para a cidade de Ceará-Mirim/RN, uma cidade com vários atrativos onde fica difícil destacar qual deles é mais bonito. Ao seguir para visitar as praias da cidade, aproveitamos para almoçar. Depois do almoço visitamos a nossa última praia do norte do estado, Graçandu, e seguimos para Pureza/RN por uma estrada de chão com bastante lama e para piorar com pouco combustível. Na pequena cidade visitamos todos os atrativos rapidamente, uma vez que estávamos sem combustível e só encontraríamos na próxima cidade. Já no final da tarde chegamos à Taipu/RN e não conseguimos concluir os trabalhos, deixando para terminar no dia seguinte. Fomos informados que na cidade não possuía pousadas ou hotéis e então resolvemos pernoitar e jantar em Poço Branco/RN que dista apenas 10 km.
31/05/2017Veja as fotos.
Acordamos e ainda de jejum seguimos para terminar a cidade que deixamos para trás. Como eram apenas algumas fotos que faltavam terminamos e logo seguimos para Poço Branco/RN que junto com Brasília/DF, foi uma das poucas cidades planejadas do país. A sua população foi formada basicamente pela miscigenação entre os antigos moradores de Poço Branco Velho e os funcionários da construtora da Barragem Eng. Batista do Rêgo Pereira que hoje se encontra extremamente seca devido à estiagem. Com ruas bem largas e arborizadas tem uma perspectiva bem grande de se tornar uma excelente cidade. Depois seguimos para a cidade de João Câmara/RN que já possui um porte um pouco maior e com os problemas também maiores. O centro da cidade bem congestionado de veículos e pedestres causa um grande desconforto a todos. Saindo um pouco do centro deparamos com um refúgio de tranquilidade perto da Igreja Matriz e de sua linda praça bastante florida e arborizada. Depois de 36 km de estrada de chão com bastante água e bastantes buracos chegamos à cidade de Bento Fernandes/RN que com a sua simplicidade, limpeza e organização não deixa nada a desejar às cidades maiores. Depois de algumas fotos, partimos para a cidade de Jardim de Angicos/RN onde a arrumação e capricho fazem parte do visual da cidade. Com o adiantado da hora, resolvemos logo almoçar. Em um dos bancos da cidade encontramos uma linda imagem de Jesus Cristo assentado aguardando seus fiéis para uma conversa (muito bonito). Por um erro de informação percorremos 61 km entre asfalto e chão para chegar à cidade. O dia de hoje foi dedicado exclusivamente a andar por estradas de chão e como o tempo estava bastante instável é possível imaginar o estado do nosso carro. Foram mais 20 km de chão para chegar à cidade de Caiçara do Rio do Vento/RN que possui um lindo nome onde fizemos algumas fotos e logo seguimos para São Tomé/RN onde se destaca o lindo azul da Igreja Matriz que se confunde com o azul do céu. Imprimimos um pouco mais de velocidade nessa cidade para podermos lavar o nosso carro, mas não foi possível devido ao horário que o lava-jato funciona. Depois de percorrer 117 km de estradas de chão no dia hoje, resolvemos então seguir para a nossa 117ª cidade Barcelona/RN para pernoitarmos e animados por faltar apenas 50 cidades.
01/06/2017Veja as fotos.
Dormimos em uma pousada simples, porém tinha o necessário e fomos muito bem atendidos. Acordamos e tomamos um cafezinho para iniciarmos o dia. Quando demos início aos trabalhos ficamos entristecidos ao saber que os moradores em 2014 pulavam da ponte no grande Rio Potengi e hoje está totalmente seco. Rapidamente seguimos para a cidade de Ruy Barbosa/RN onde não poderíamos de deixar de visitar o Monte do Calvário de onde é possível ver quase toda a cidade. No Mercado Público aproveitamos para tomar um bom café de onde observávamos as belas praças e como eram bem conservadas. Logo em seguida seguimos para a próxima cidade Riachuelo/RN. Viemos por uma estrada de chão e como sempre o GPS nos deixa na mão causando sempre uma apreensão sobre qual caminho percorrer. Ficamos curiosos quando percebemos que a cidade possui um pórtico que não fica na entrada da cidade, mas numa rua que não tem relevância nenhuma. Seguimos para Santa Maria/RN onde o centro de suas atividades comerciais e o movimento de pessoas e veículos se concentra ao longo da BR que corta a cidade. Não pudemos mostrar a sua Igreja Matriz em sua melhor fase, uma vez que ela está sendo reformada e pelo jeito ficará muito bonita. Seguimos para a cidade de Ielmo Marinho/RN e quando estávamos quase chegando à cidade é que percebemos que ao sair da cidade anterior tomamos um caminho, erradamente, que nos custou um atraso de mais ou menos uma hora. Para nossa surpresa não localizamos a Igreja Matriz que nos foi esclarecido por uma moradora que ela tinha sido demolida para a construção de uma mais nova e maior em homenagem a São Raimundo. Ao terminar aproveitamos para almoçarmos. Após seguimos para a cidade de Macaíba/RN uma cidade de um porte um pouco maior que sempre nos causa uma dificuldade maior para localizar os atrativos. Citamos aqui a Praça Antônio Melo Siqueira com o seu lindo painel de personalidades e o Poço do Eco um verdadeiro paraíso para aqueles que gostam de estar próximos a natureza. Com o sol bem baixo e causando um prejuízo enorme para as fotos e a filmagem, chegamos à cidade de Parnamirim/RN onde buscamos visitar a maior parte dos atrativos da sede da cidade e logo partimos para o litoral onde visitaremos algumas praias amanhã.
02/06/2017Veja as fotos.
Hoje pela manhã depois de tomarmos o café seguimos visitando os atrativos próximos às praias. Iniciamos com a Barreira do Inferno, seguimos pelas praias até chegarmos ao maior cajueiro do mundo. Seguimos para a nossa próxima cidade e no caminho visitamos várias praias da cidade de Nísia Floresta/RN que seria após São José de Mipubu/RN. Logo na entrada da cidade vimos um letreiro bem estilizado com a data das festas juninas. O centro da cidade é bem confuso e pela própria geografia da cidade ajuda com essa confusão com quase todas as ruas convergindo sempre para o centro. Aproveitamos para almoçar e logo seguimos para a cidade Nísia Floresta/RN onde visitamos apenas a sede da cidade, uma vez que as praias já tinham sido visitadas anteriormente. Na cidade observamos que ainda é conservado o seu mausoléu e a casa onde nasceu Nísia, hoje transformada em museu. Uma cidade muito rica em adversidades naturais onde destacamos as praias, lagoas, cavernas, cachoeiras, etc. que recomendamos a todos a visitarem. Um local inesquecível. Após seguimos para a cidade de Senador Georgino Avelino/RN de onde é possível ter uma bela vista da famosa Lagoa de Guaraíras. Depois das fotos seguimos para Arês/RN já no final da tarde e como por aqui a noite cai cedo tivemos que acelerar um pouco a visita, mas não poderíamos deixar de apreciar a banda da cidade de Nísia Floresta/RN que tocava na praça. Depois de uma pequena relaxada voltamos a fotografar e filmar. Terminamos tudo e seguimos para Goianinha/RN para pernoitarmos.
03/06/2017Veja as fotos.
Nosso dia começou com alguns problemas na cidade de Goianinha/RN: inicialmente uma feira que tomava conta de todo o centro, nos impossibilitou bastante fazer imagens e fotografar alguns atrativos que estavam no centro, então tivemos que nos contentar com as filmagens apenas nos bairros e como a umidade estava muito alta, nossa filmadora e o para-brisa do carro embaçavam e não havia meio de desembaçar. Com o trabalho totalmente prejudicado seguimos para a cidade de Tibau do Sul/RN onde visitamos várias praias que destacamos a badalada Praia da Pipa. Quando visitamos a Praia do Giz conhecemos o falante comerciante Ivanilson, “O bacalhau” que nos ajudou bastante com boas e precisas informações. Ao terminarmos seguimos para a balsa onde atravessamos o Rio Cunhaú para chegarmos à cidade de Vila Flor/RN. A cidade possui uma das mais belas praças de todas as visitadas até o momento que juntamente com a Igreja Matriz e a Casa de Câmara e Cadeia, completam o cenário. Aproveitamos para almoçarmos. Após seguimos imediatamente para a cidade de Canguaretama/RN uma cidade de porte médio onde o destaque fica por conta do Santuário Chama do Amor que tem um significado muito importante na história da região. Seguimos então novamente para a região de praias para visitar a cidade de Baía Formosa/RN e ao chegarmos deparamos com uma bela vista da Baia dos Golfinhos e quando seguíamos pela Praia de Bacupari nosso carro atolou quando tentávamos chegar ao Farol de Bacupari. Com mais essa perda de tempo para desatolar o carro tivemos que nos contentar em pernoitar na cidade e continuar com os trabalhos amanhã.
04/06/2017Veja as fotos.
Uma boa pousada para quem quer passar alguns dias em Baia Formosa/RN é a Pousada Aratipicaba dirigida pelo simpático Luciano. Depois de sabermos que só seria possível chegar ao Farol de Bacupari pela praia resolvemos desistir e partimos então para a Praia de Sagi, porém ao chegarmos à estrada de acesso percebemos que, devido as fortes chuvas da madrugada, não seria uma viagem fácil e então também desistimos e partimos para Pedro Velho/RN que por ser uma pequena cidade conseguimos percorrer todas as ruas e enquanto apreciávamos a beleza da Igreja de São Francisco acompanhávamos também os preparativos para mais uma missa de domingo. Partimos então para a cidade de Montanhas/RN que nos causou um pouco de atraso devido as várias ruas não terem saídas e serem muito estreitas. Um atrativo que gostamos bastante foi a Praça 20 de julho. Depois de várias fotos seguimos para a cidade de Nova Cruz/RN onde tentamos percorrer todas as ruas e visitar todos os atrativos, porém por ser uma cidade de porte médio não foi possível. Um desses atrativos que chamou a atenção foi a Estação Ferroviária por ser uma estação bem grande. Depois de almoçarmos seguimos para a cidade de Santo Antônio/RN e chegando lá fomos visitar a Pedra da Onça, um parque muito agradável para curtir um dia de domingo com toda a família. Com o comércio fechado, por ser domingo, nos facilita demais os trabalhos e nossa movimentação pela cidade. Seguimos para Várzea/RN que logo na entrada nos apresenta um belo pórtico e um grande letreiro. Em frente de suas casas, os moradores se reúnem em um bom bate papo bem típico de cidades interioranas. Nossa próxima cidade foi Espírito Santo/RN. Uma cidade simples onde a bela Praça do Cruzeiro se diferencia das demais. Foi nessa cidade que nos surgiu um dilema onde tínhamos que optar por dormir em alguma cidade que já tínhamos passado porque as nossas três próximas cidades não possuíam pousadas ou hotéis. Nossa escolha foi seguir para a cidade de Santo Antônio/RN para pernoitarmos.
05/06/2017Veja as fotos.
Na noite anterior escolhemos o Hotel Onça Puma para pernoitarmos e além de pagar um preço bem fora da realidade do estado por um quarto que não é tão bom assim fomos tratados de uma forma indiferente. Acordamos, tomamos café e logo seguimos para a cidade de Jundiá/RN que mais parece um distrito por ser tão pequena. Sua igreja católica faz 17 anos que está em construção conforme informações de uma moradora. Depois seguimos para a cidade de Passagem/RN que possui uma linda imagem de São Joaquim na entrada da cidade dando boas vindas aos visitantes. Depois de fotografarmos seguimos para a cidade de Brejinho/RN que possui uma bela imagem dos Reis Magos ao lado da Igreja Matriz. Aproveitamos um excelente lava-jato para darmos uma rápida lavagem no nosso carro e demos continuidade às visitas. Nossa próxima cidade foi Monte Alegre/RN que infelizmente tivemos todo o nosso trabalho prejudicado devido às ruas estarem fechadas para os festejos juninos e para piorar um caminhão que transportava dejetos animais entornou por várias ruas toda a sua carga empesteando toda a cidade causando um mal estar até para os moradores. Por ser horário de almoço não foi possível comer nessa cidade, devido ao forte cheiro, portanto seguimos para a cidade de Vera Cruz/RN onde aproveitamos para almoçar. Nessa cidade tivemos que lavar o nosso carro novamente devido ao mau cheiro que ficou instalado nos pneus. Não podíamos deixar de citar a beleza da Praça Espírito Santo. Chegando a Lagoa Salgada/RN observamos a bela orla da Lagoa da Ponta de onde saem várias ruas em todas as direções da cidade. Lagoa de Pedras/RN foi a nossa próxima cidade que como a cidade anterior tinha uma linda lagoa com uma bonita praça. A imagem gigante de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade ao lado da Igreja Matriz chama a atenção de quem passa por lá sem falar na linda praça que a cerca. Ao terminarmos seguimos para a cidade de Serrinha/RN, mas devido ao adiantado da hora, não pudemos dar início aos trabalhos e como a cidade não possuía hotéis ou pousadas seguimos novamente para a cidade de Santo Antônio/RN onde pernoitamos.
06/06/2017Veja as fotos.
Dormimos no Hotel Continental e diferentemente da noite anterior que dormimos na cidade de Santo Antônio/RN fomos muito bem atendidos, no quarto tudo funcionava e o café da manhã era muito bom. Partimos então para a cidade de Serrinha/RN que já estava toda preparada para as festas juninas com muitos enfeites, barracas e parque de diversão. Apesar de atrapalhar um pouco conseguimos registrar vários atrativos. Após, seguimos para a cidade de Boa Saúde/RN que nos impressionou bastante com a arrumação das praças, ruas e etc. A cidade realmente se dedica a oferecer aos seus moradores uma boa saúde através de um complexo esportivo conhecido como a praça do caranguejo. Uma bela cidade. Seguimos para Serra Caiada/RN e o que nos causou um grande embaraço foi que na Câmara Municipal estava sendo feito o recadastramento eleitoral e a rua principal da cidade foi fechada devido ao grande número de pessoas na rua. Depois de fotografarmos a mais antiga formação rochosa da América do Sul seguimos para Senador Elói de Souza/RN que apresentava uma imagem em homenagem ao Cristo Redentor no alto do serrote. Um morador da cidade nos informou que o serrote é considerado uma extensão da formação rochosa citada anteriormente. Partimos para Bom Jesus/RN que era chamada antigamente de Panelas e até hoje o nome da lagoa ainda guarda o mesmo nome “Lagoa de Panelas”. Foi nessa cidade que aproveitamos para almoçar e logo em seguida fomos para São Pedro/RN que tinha a Capela de Santana no Monte de Santana que infelizmente não era possível subir de carro e a Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo era de uma beleza exuberante. São Paulo do Potengi/RN foi a nossa próxima cidade que apresenta vários atrativos e como sempre causa uma comoção é ver o Rio Potengi totalmente seco onde os veículos trafegam pelo seu antigo leito. A Praça Monsenhor Expedito é outro atrativo que apresenta uma beleza impar. Após seguimos para Lagoa de Velhos/RN que ao percebermos que a cidade possui duas igrejas e fomos informados por um morador que na verdade uma se chamava Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a outra se chamava Santos Reis, porém um padre resolveu dar o nome da capela de Santos Reis de Nossa Senhora da Imaculada Conceição também permanecendo as duas com o mesmo nome. Como na cidade não tinha hotéis ou pousadas resolvemos seguir para Sítio Novo/RN para pernoitarmos, porém a única pousada da cidade foi fechada e tivemos que seguir para Tangará/RN para descansar.
07/06/2017Veja as fotos.
Logo que acordamos retornamos para a cidade de Sítio Novo/RN e logo que chegamos seguimos para o distrito de Serra da Tapuia onde localiza o Castelo de Zé dos Montes e depois de percorrer 8 km nossa viagem foi em vão porque o castelo estava fechado e o horário de visitas era a partir das 09:00 hs. Retornamos frustrados para a cidade e terminamos fazendo lindas fotos principalmente da Serra da Tapuia e da Pedra de São Pedro. Voltamos para a cidade de Tangará/RN onde pernoitamos e por isso já conhecíamos os locais de alguns atrativos tornando nossa visita mais fácil. Percebemos que a cidade está bem fora dos padrões de outras cidades do RN em questão de preço do café, lanches, almoço, pousada, etc. Aproveitamos para tomar café e partimos para São José do Campestre/RN onde visitamos logo na chegada o Mirante do Monte do Cruzeiro, que possui uma grande imagem de Frei Damião abençoando a cidade e de lá foi possível avistar quase toda a cidade. Depois das fotos seguimos novamente para a cidade de Santo Antônio/RN para sacar dinheiro, pois todos os caixas eletrônicos estão desativados devido aos assaltos com explosivos e o que mais dificulta é que o comércio em geral não aceita cartão de qualquer espécie. Aproveitamos para almoçar. Dando continuidade ao nosso planejamento seguimos para a cidade de Lagoa D’Anta/RN e logo deparamos com a linda lagoa que dá nome a cidade. Passa e Fica/RN foi a próxima cidade a ser visitada e quando fomos visitar o bonito Mirante do Alto da Timbaúba, de onde é possível ver quase toda a cidade, um funcionário nos informou que deveríamos visitar a Pedra da Boca que era um bonito atrativo da cidade. Partimos então em direção ao nosso objetivo, mas ao chegarmos deparamos não com um atrativo da cidade, mas com a linda Pedra da Boca que pertence à cidade de Araruna/PB que já tínhamos visitado quando da viagem à Paraíba. Novamente frustrados seguimos para a cidade de Serra de São Bento/RN que ao chegarmos deparamos com uma linda lagoa com sua orla toda enfeitada. Visitamos também o Mirante que nos fornece uma vista maravilhosa, não só da cidade, mas de toda a região. Devido ao adiantado da hora resolvemos pernoitar.
08/06/2017Veja as fotos.
Depois de uma recepção muito agradável e de uma boa noite de sono na Pousada Mato Grosso seguimos para a cidade Monte das Gameleiras/RN, onde no caminho deparamos com uma linda capela de São José, em estilo medieval no distrito de Jucá. Ela é uma linda cidade de serra que tem o Morro do Alto do Cruzeiro como cartão postal de onde é possível ter uma vista de 360 graus da cidade e que possui a capela de Nossa Senhora da Boa Saúde. Depois das fotos e de uma breve conversa com alguns moradores terminamos a nossa 160º cidade e seguimos para a cidade de Japi/RN onde deparamos com o Rio Jacu totalmente seco. A cidade possui uma capela bem antiga e a uma igreja mais nova onde todas duas têm como padroeiro São Sebastião. Após, fomos para a cidade de São Bento do Trairí/RN e no caminho vimos uma enorme imagem de Santa Rita de Cássia que ficava pelo menos uns 15 km de nossa posição. Soubemos mais tarde de se tratar da imagem do Santuário de Santa Rita de Cássia na cidade de Santa Cruz/RN que seria a nossa próxima cidade a ser visitada. Ao chegarmos ao Santuário deparamos com uma enorme imagem e um local muito bem conservado e arrumado. Santa Cruz/RN é uma cidade que possui vários atrativos e nos proporcionou várias fotos e um deles que nos chamou bastante atenção foi o Espaço de Lazer e Negócio Vila de Todos. Depois de almoçarmos fomos para a cidade de Lajes Pintadas/RN que possui largas ruas e também uma linda Academia da Saúde. Chegamos então a nossa 165º cidade, Campo Redondo/RN onde tivemos de trocar o pneu novamente que estava furado e como no dia seguinte iríamos enfrentar a nossa última estrada de chão não podíamos arriscar. Aproveitamos então para pernoitarmos.
09/06/2017Veja as fotos.
Acordamos ansiosos por faltarem apenas duas cidades para terminarmos. Depois de um bom café da manhã enfrentamos uma terrível estrada de chão para a cidade de Coronel Ezequiel/RN que ao chegarmos deparamos com uma grande feira de exposição de animais e com uma feira no centro da cidade que prejudicou bastante as filmagens. Acontecia também na cidade uma maratona e tínhamos várias ruas fechadas para o evento. Com os trabalhos um pouco prejudicados seguimos para a nossa última cidade do estado do Rio Grande do Norte, Jaçanã/RN que logo na entrada éramos recepcionados por uma grande imagem do pássaro que dá origem ao nome da cidade. É nessa cidade que possui o pórtico que divide os dois estados Paraíba e Rio Grande do Norte. Depois de percorrermos 7411 km pelo estado, mais de 5000 fotos, das várias pessoas que conhecemos temos a certeza de que este estado irá ficar na lembrança. Deixamos aqui o nosso agradecimento a todos que de qualquer forma ajudaram para o cumprimento de mais uma aventura da expedição. Veremos-nos em breve em mais uma aventura.