Rio de Janeiro

Detalhes da Viagem:

Data: 04/07/2010

Cidades Visitadas: 92

Distância Percorrida: 3927 km

Pequeno resumo da viagem:

Dos estados já visitados, o Rio de Janeiro é realmente um estado abençoado por Deus com sua beleza exuberante. Bom, isso todos já sabem, vamos ao que interessa.
A cidade de São Francisco de Itabapoana foi escolhida para ser a primeira dessa aventura que teve início no dia 05/07/2010. Minha primeira parada para pernoite foi na cidade de Quissamã de onde saí cedo para meu próximo destino: Carapebus.
Depois de passar por Macaé o dia ficou fantástico, estava na região dos lagos onde a paisagem deslumbrante foi marcante até a chegada em Araruama para o pernoite. Pela manhã conheci um bonito parque em homenagem ao falecido menino João Hélio.
Com uma rápida passagem pela capital fui nos aconchegar em Nilópolis, terra da grande campeã do carnaval carioca, Beija-Flor. Depois de uma rápida passagem pela baixada fluminense cheguei ao sul do estado, uma região deslumbrante de uma beleza rara. Uma rápida passagem para almoço com minha irmã (uma das maiores incentivadoras do meu trabalho) em Angra dos Reis.
Já em Rio Claro aconteceu um dos casos mais curiosos. Estava à procura de um hotel (a cidade só possuía um) e quando o localizei permaneci por aproximadamente duas horas aguardando uma pessoa para me informar se tinha vaga ou não (estava na hora da janta). Por fim chegou um rapaz que estava fora do hotel e me disse que não tinha vaga. Preocupado com a situação e com o avançado da hora me dirigi a um taxista e este informou que existia um “matadouro” fora da cidade e que eu poderia dormir lá. Chegando lá, percebi que o “matadouro” tratava-se de um chalé onde os namorados se encontravam.
Estava em Comendador Levy Gasparian e aproveitando a oportunidade e a proximidade com Minas Gerais, fui para Juiz de Fora/MG (minha querida terra natal e fora do contexto da viagem) apreciar uma comida mineira caseira e dormir na casa de minhas irmãs. Renovado segui em direção ao Vale do café e não poderia deixar de destacar uma cidade pelo conjunto histórico urbanístico e paisagístico que ela representa para a região, Vassouras.
Chegando a serra, procurei um lugar para descansar e não poderia ser melhor do que a cidade imperial de Petrópolis. Realmente um show a parte, com seus casarões, palácios e prédios centenários, isso sem falar nas tradicionais charretes que trafegam pela cidade com imponência e sem cerimônia.
Passando por serras, matas, cachoeiras e por várias cidades extremamente belas e bucólicas, cheguei à famosa cidade de Trajano de Moraes, conhecida pelos seus intensos ventos, onde pernoitei num hotel bem familiar e bem aconchegante.
Pela manhã, sem café, saí com destino a Santa Maria Madalena, terra natal da extravagante atriz, humorista e cantora brasileira Dercy Gonçalves. Em direção a região noroeste fluminense conheci a cidade de Natividade, famosa pelo turismo religioso, devido aos relatos da aparição de Nossa Senhora de Natividade no local, no início do século passado.
Depois de descansar em Varre-Sai visitei mais seis cidades do noroeste fluminense e finalmente encerrei este belissimo passeio na cidade de Bom Jesus do Itabapoana.
Nessa aventura consegui 417 fotos, 368 minutos de vídeos e 3470 km rodados no estado do Rio de Janeiro.