Espírito Santo – 2012

Detalhes da Viagem:

Data: 22/10/2012

Cidades Visitadas: 78

Distância Percorrida: 6009 km

Pequeno resumo da viagem:

22/10/2012
Saímos de Vila Velha/ES com duas horas de atraso, por volta das 09h00min. Este atraso ocorreu devido aos ajustes normais de 1º dia. Chegamos a Guarapari/ES e fomos conhecer o Parque Estadual Paulo C. Vinhas. Depois de registrar com fotos algumas das belas praias resolvemos dar um pulo num distrito próximo chamado Buenos Aires onde havia a promessa de lindas cachoeiras. Em lindas fotos, registramos a linda cachoeira de Buenos Aires ao lado. Com mais de 45 praias para visitarmos, finalmente conseguimos chegar à cidade de Anchieta/ES, onde resolvemos pernoitar. Com todos os hotéis lotados não tivemos escolha senão pernoitarmos em Iriri.

23/10/2012
Com muita sorte encerramos o nosso dia de ontem numa maravilhosa pousada que recomendamos. Às margens da praia de Areia Preta a “Pousada Solar da Praia” oferece uma boa opção de descanso. Depois de um excelente café da manhã retornamos a sede da cidade de Anchieta/ES e terminamos nosso tour nas belas praias de Iriri. Sem perder tempo, seguimos para a cidade de Piúma/ES onde fizemos excelentes fotos. Após, seguimos para Itaipava, distrito de Itapemirim/ES onde almoçamos em companhia de Dioge, assessor de cultura da Secretaria de Turismo. Logo em seguida, Dioge nos levou para conhecer Itapemirim/ES, uma linda cidade com atrativos turísticos que saltam aos olhos, entre eles podemos citar a Lagoa de Guannandy, a Praia de Itaipava, a Praia de Itaoca e a Praia da Gamboa. Uma cidade que deve fazer parte do seu próximo destino de férias.

24/10/2012
Acordamos hoje bem cedo em Presidente Kennedy/ES e partimos em direção a cidade de Apiacá/ES onde curtimos bem cedo um lindo passeio à região da Cachoeira Santa Fé. Como ela ficava um pouco distante fizemos uma bela foto de longe. Depois seguimos para Bom Jesus do Norte/ES onde fizemos bonitas fotos no centro da cidade. Sem perder tempo partimos para São José do Calçado/ES onde aproveitamos para almoçar. Após conhecer a bela igreja desta cidade seguimos por alguns quilômetros de estrada de terra para a cidade de Mimoso do Sul/ES e visitamos o bonito Cristo Redentor que abençoa essa linda cidade ao sul do estado e logo em seguida fomos para Muqui/ES e juntamente com nossa chegada quem se apresentou também foi a chuva que não chegou a atrapalhar. Logo em seguida fomos para Atílio Vivacqua/ES e depois de um consenso comum fomos pernoitar em Cachoeiro de Itapemirim/ES deixando Atílio Vivacqua/ES para as primeiras horas de amanhã.

25/10/2012
Após o café da manhã em Cachoeiro de Itapemirim/ES seguimos para Atílio Vivacqua/ES onde conhecemos a Pedra das Caveiras, onde, segundo os moradores da região, ela recebe esse nome, pois em uma fenda existente na pedra eram jogados vivos os escravos fujões e velhos. Retornarmos a Cachoeiro de Itapemirim/ES onde visitamos vários atrativos como a casa onde nasceu Roberto Carlos e a casa onde nasceu Rubem Braga. Sem perder tempo passamos por Rio Novo do Sul/ES, visitamos a Gruta Maria Drumond e seguimos para Iconha/ES onde fizemos várias fotos. Com o intuito de visitarmos algumas cachoeiras, inclusive a Cachoeira de Matilde, e pelo adiantado da hora resolvemos pernoitar em Alfredo Chaves/ES e visitá-las pela manhã.

26/10/2012
Hoje pela manhã seguimos para conhecer a Cachoeira de Matilde e sem sombra de dúvidas uma das mais bonitas do estado. Seguimos para Carolina, distrito de Alfredo Chaves/ES, e conhecemos a linda Pousada Águas de Pinon onde a paz reinante no local só é quebrada pelo som da Cachoeira e pelo canto dos pássaros. Quem for conhecer a Cachoeira do Darós ou a Cachoeira Águas de Pinon não pode deixar de passar um final de semana nesta linda pousada. Depois de mais de 40 km de estrada de terra, chegamos a Vargem Alta/ES onde aproveitamos para almoçar. Rapidamente partimos para Venda Nova do Imigrante/ES e no caminho conhecemos a encantadora de canários, Dona Augusta, que mora no distrito de São Paulo do Aracê. E como nosso dia era para conhecer cachoeiras, seguimos para Conceição do Castelo/ES onde conhecemos mais duas: do Vargas e da Fumaça. Resolvemos então seguir para Castelo/ES e pernoitar.

27/10/2012
Logo após o café da manhã fomos dar uma última volta na cidade de Castelo/ES e conhecemos o Zooparque, um lindo local com muito verde, um belo lago e alguns animais, perfeito para um descanso ou a prática de caminhada. Seguimos após para Jerônimo Monteiro/ES e rapidamente chegamos a Alegre/ES onde fizemos algumas fotos. Tentando recuperar o tempo perdido fomos para Guaçui/ES onde pudemos visitar o bonito Cristo Redentor que abençoa esta cidade e aproveitamos para almoçar. Em seguida chegamos a 24ª cidade Dores do Rio Preto/ES e logo seguimos para Divino São Lourenço/ES onde nossa visita ficou um pouco prejudicada devido a um velório que acontecia nas dependências da Câmara Municipal. Partimos então para Ibitirama/ES, cidade onde localiza o Pico da Bandeira. Depois de algumas fotos chegamos a Iúna/ES e antes do sol se pôr fomos para Irupi/ES. Como pudemos ganhar alguns minutos importantes aproveitamos para seguir para Muniz Freire/ES para o pernoite.

28/10/2012
No dia anterior, Muniz Freire/ES estava em festa, pois a Igreja do Divino Espírito Santo completava 100 anos e foi possível presenciar a festividade dos moradores desta cidade. Depois de visitar Muniz Freire/ES fomos cumprir com nosso dever cívico e justificar nosso voto. Seguimos para Ibatiba/ES, a terra dos tropeiros. Sem perda de tempo, partimos para Brejetuba/ES e para nossa surpresa descobrimos uma estrada que não constava em nosso guia para a cidade de Afonso Cláudio/ES e com menos de 30 km chegamos a essa linda cidade, onde aproveitamos para almoçar. Com esse atalho acreditávamos ter ganhado pelo menos umas duas horas de viagem, mas não era isso que a sorte nos reservava porque fomos agraciados com um pneu furado por um vergalhão de mais de 20 cm na saída da cidade. Após os contratempos seguimos para Laranja da Terra/ES, onde fizemos várias fotos. Depois de 40 km de estrada de terra chegamos a Itaguaçu/ES, uma pérola capixaba, com sua linda igreja e uma bonita praça. Depois de saborear um delicioso nhoque (que recomendamos) servido no M&M Lanches, de propriedade de Maria Augusta e do Miguel fomos pernoitar no melhor hotel da cidade (que recomendamos) Amigão Hotel.

29/10/2012
Partimos bem cedo de Itaguaçu/ES em direção a Itarana/ES onde fizemos bonitas fotos. Após alguns quilômetros de estrada de terra chegamos a Santa Maria de Jetibá/ES com suas construções em estilo alemão e vários outros atrativos. Fica difícil de falar de uma cidade tão bonita e tão aconchegante. Depois de mais alguns trechos de estrada de terra chegamos a Marechal Floriano/ES onde aproveitamos para almoçar e seguimos para nossa visita a esta cidade também colonizada por imigrantes. Ainda em Marechal Floriano/ES conhecemos Jussara, proprietária de Florabela, um orquidário herdado de seu pai e cuidado com muito carinho onde são cultivadas várias espécies de orquídeas como este lindo exemplar ao lado. Depois partimos para Domingos Martins/ES onde conhecemos a Cascata do Galo, uma das principais atrações desta cidade. Como estávamos tão perto de nossa cidade resolvemos pernoitar em casa.

30/10/2012
Depois de uma boa noite de sono (nada como nossa cama), partimos cedo para a cidade de Viana/ES onde visitamos vários atrativos, inclusive essa linda estação ferroviária ao lado, de onde parte o Trem das Montanhas Capixabas em direção a Araguaya, distrito da cidade de Marechal Floriano/ES. Seguimos então para Cariacica/ES onde pudemos conhecer uma das cidades mais populosas do estado. Sem perda de tempo partimos para a região de montanhas e visitamos a nossa 41ª cidade – Santa Leopoldina/ES. Depois de almoçarmos nesta cidade seguimos para conhecer a cachoeira Véu de Noiva que impressiona pela sua beleza e altura. Essa linda cachoeira fica no “Véu de Noiva Cachoeira Parque” que é um local paradisíaco e deve fazer parte do seu roteiro de fim de semana. Seguimos por 22 km de estrada de terra e chegamos a Santa Teresa/ES, que é sem sombra de dúvidas, uma das mais belas cidades das montanhas. Depois fomos para São Roque do Canaã/ES onde fizemos várias fotos. Como já era tarde seguimos para Baixo Guandu/ES onde aproveitamos para pernoitar.

31/10/2012
Nosso dia teve inicio com o melhor café da manhã que tomamos em toda a viagem. Depois de visitar alguns atrativos da cidade de Baixo Guandu/ES seguimos para a linda cidade de Colatina/ES onde visitamos o Cristo Redentor, um dos maiores do Brasil. Debaixo de um sol escaldante e um calor insuportável chegamos a Pancas/ES onde aproveitamos para almoçar. Depois do almoço visitamos essa bela cidade cercada por lindas formações rochosas. Em seguida fomos para Alto Rio Novo/ES onde fizemos várias fotos. Depois de percorrer alguns quilômetros de estrada de terra chegamos à cidade de Mantenópolis/ES. Como o calor estava insuportável resolvemos seguir para Barra de São Francisco/ES e pernoitar.

01/11/2012
Acordamos com o dia nublado devido às fortes chuvas que caíram durante a noite anterior. Com a temperatura mais amena seguimos para a cidade de Águia Branca/ES onde conhecemos o Centro Cultural Polonês. Após esta visita partimos em direção à cidade São Domingos do Norte/ES completando assim nossa 51ª cidade. Depois de 32 km chegamos à cidade de Governador Lindemberg/ES onde aproveitamos para almoçar. Após várias fotos fomos para Marilândia/ES onde visitamos o Espaço Verde com sua linda lagoa. Em seguida, percorremos 39 km de estrada de terra alcançando a cidade de Rio Bananal/ES. Por aproximadamente 30 minutos estivemos empenhados em fornecer uma entrevista ao jornal A GAZETA, que estará disponível na edição de Domingo (dia 04/11/2012). Não percam e ajudem a divulgar!
Por questões pessoais teremos que suspender temporariamente nossa viagem, retornando no dia 06/11/2012 (Terça Feira).

06/11/2012
Depois de alguns dias de descanso, retomamos no dia de hoje, nossa aventura pelo estado do Espírito Santo e nosso primeiro compromisso foi enfrentar um grande engarrafamento na saída de Vila Velha/ES. Por volta das 11:30 hs chegamos à cidade de Vila Valério/ES onde, devido ao adiantado da hora, aproveitamos para almoçar. Sem perda de tempo seguimos para São Gabriel da Palha/ES onde deparamos com uma linda cidade com praças muito bem cuidadas. Logo partimos para Nova Venécia/ES onde conhecemos a famosa Gameleira e talvez uma das mais lindas prefeituras do estado. Nosso objetivo era dormir na cidade de Vila Pavão/ES, mas devido às informações que obtivemos de que lá não teria hotel, resolvemos pernoitar aqui em Nova Venécia/ES deixando Vila Pavão/ES para as primeiras horas de amanhã.

07/11/2012
Acordamos e rapidamente seguimos para a cidade de Vila Pavão/ES onde já nos esperava o servidor da Secretaria de Educação Neimar que com muita dedicação e interesse nos mostrou toda a cidade e seus atrativos. Não podíamos deixar de citar o nome de Amanda que, com muita preocupação, não poupou esforços em ajudar a nossa equipe nesta visita a Vila Pavão/ES. O atrativo mais interessante foi a igreja luterana com uma torre de mais de 33 metros de altura. Como o tempo não estava muito favorável partimos para Água Doce do Norte/ES e rapidamente chegamos a Ecoporanga/ES onde fizemos muitas fotos. Passamos o dia olhando para o céu aguardando a chuva cair e ela não poderia ter escolhido uma hora pior. Desabou no maior trecho de chão que teríamos que percorrer até chegar a Ponto Belo/ES que ficou com a visita totalmente prejudicada e seguimos para Mucurici/ES que dista apenas 4 km onde ficamos perplexos com o lindo balneário desta cidade. Com uma rápida volta por Montanha/ES resolvemos enfrentar 69 km até a cidade de Pedro Canário/ES para pernoitarmos.

08/11/2012
Hoje ao acordar já tivemos uma surpresa não muito agradável: continuava a chover e a nossa empolgação por ter chegado novamente ao litoral foi logo esfriada. Ao visitar a cidade de Pedro Canário/ES, sentíamos que não seriam fáceis nossas viagens entre as cidades, porém seguimos para a cidade de Pinheiros/ES onde batemos várias fotos. Com a chuva incomodando bastante fomos para a nossa 66ª cidade: Boa Esperança/ES. Após essa visita, tínhamos a opção de percorrer 90 km de estrada de terra para atingirmos o distrito de Itaúnas/Conceição da Barra/ES, porém, devido às fortes chuvas tivemos que percorrer 30 km a mais. Infelizmente não ficamos livres dos 24 km de estrada de terra para Itaúnas/Conceição da Barra/ES e nem dos 19 km para Riacho Doce/Conceição da Barra/ES, mas valeu o sacrifício para conhecer as famosíssimas dunas de Itaúnas. Depois desse verdadeiro rali de aventura pudemos conhecer a cidade de Conceição da Barra/ES e seguir para São Mateus/ES onde resolvemos pernoitar.

09/11/2012
Iniciamos o nosso dia com mais chuva. Mesmo assim tentamos percorrer todos os atrativos de São Mateus/ES e logo em seguida seguimos para a praia de Guriri que mesmo com o tempo chuvoso demonstrou ser uma bela praia. Após tirarmos várias fotos percebemos que a vontade de conhecer todas as praias do Norte do Estado foi descartada após a turbulenta visita à praia de Barra Nova, onde percorremos 50km (ida e volta) de puro barro. Retornamos à São Mateus/ES e aproveitamos para almoçar. Sem perda de tempo partimos para Jaguaré/ES onde conhecemos o local da encenação da Paixão de Cristo, no distrito de São Roque. Com um grande sacrifício devido às fortes chuvas, alcançamos a nossa 70ª cidade Sooretama/ES. Para não prejudicar nossos vídeos e fotos, decidimos suspender nossa aventura até que o tempo se estabilize.

10/11/2012
Suspenso novamente por três dias, iniciamos hoje nossa visita à cidade de Linhares/ES onde tivemos a oportunidade de conhecer algumas lagoas (que ainda não estão na mão de particulares) como a linda lagoa de Juparanã – Três Pontas e uma das mais bonitas praças que visitamos, a Praça 22 de agosto. Com o adiantado da hora aproveitamos para almoçar e em seguida fomos para João Neiva/ES onde fizemos belas fotos. Seguimos para a nossa 73ª cidade: Ibiraçu/ES, onde aproveitamos para lancharmos no Califórnia o famoso pastel com caldo de cana que recomendamos. Com um calor muito grande torcíamos para que ele não se transformasse em uma tempestade, mas a nossa torcida não foi suficiente e quando chegamos a Fundão/ES o céu já estava negro e começava os primeiros pingos. Já com o dia parecendo noite seguimos para Aracruz/ES para pernoitarmos e então a chuva caiu torrencialmente.
Acordamos bem cedo e uma boa notícia nos aguardava: Não estava chovendo. Partimos então para nossa visita a esta linda cidade que é Aracruz/ES que goza de uma diversidade muito grande em relação aos seus atrativos. Como exemplo podemos citar as aldeias indígenas e suas praias. Praias belíssimas com uma paisagem exuberante como esta bela árvore solitária na praia de Formosa. Com o tempo ajudando seguimos para Serra/ES, um dos municípios mais populosos do Espírito Santo, onde pudemos apreciar seus lindos balneários como Jacaraípe, Manguinhos e Carapebus. Já com o cair da tarde iniciamos a nossa visita à capital do estado: Vitória/ES, porém um contratempo (pneu furado) nos fez suspender até o dia de amanhã nossas atividades.

26/11/2012
Nosso dia começou exatamente no local onde havíamos parado ontem e fomos dar continuidade à visita à cidade de Vitória/ES onde pudemos conhecer vários atrativos que nos passa despercebido durante o corre-corre do dia a dia como essa linda construção do Forte São João com uma arquitetura bem arrojada para a época, suas belas praias como a de Camburi e suas majestosas praças como a famosa Praça do Papa. Continuamos pela Beira-Mar e alcançamos a Cidade Alta (parte histórica da cidade) onde aproveitamos para almoçar e para nossa surpresa, depois de uma linda manhã com pequenos raios de sol, fomos surpreendidos por uma forte chuva que tornou novamente o nosso trabalho inviável onde que, infelizmente, tivemos que adiar mais uma vez os trabalhos.

27/11/2012
Com dificuldades de nos entender com os Institutos de Meteorologia, saímos cedo para o término de nossa viagem ao estado do Espírito Santo dando prosseguimento no mesmo local onde fomos surpreendidos pelas fortes chuvas do dia 15/11/2012. Após tirarmos a foto de um dos cartões postais da cidade de Vitória/ES, o Palácio Anchieta, seguimos para o restante dos atrativos da capital capixaba onde podemos citar a linda Basílica de Santo Antônio, o Parque Tancredão, a Ponte da Passagem, o Parque da Pedra da Cebola, etc. Ao passarmos pela 3ª ponte em direção a Vila Velha/ES, nossa 78ª cidade e última, tínhamos a certeza de que de hoje não passaria e então seguimos para o Convento da Penha, Prainha, Centro de Vila Velha/ES e etc deixando as praias para depois do almoço e por último para fecharmos com “chave de ouro” o estado, porém ao chegarmos à Praia de Itaparica novamente fomos surpreendidos por uma forte chuva obrigando o adiamento por mais um dia.

28/11/2012
Acordamos hoje cedo e decididos a terminar a nossa viagem, nem que para isso tivéssemos que enfrentar uma tempestade. Demos continuidade a nossa viagem pela última cidade do estado e conhecemos lindas praias onde pudemos registrar com bonitas fotos. Com o fim da viagem não poderíamos deixar de saborear na linda praia de Itaparica, no famosíssimo quiosque da Tia Naná, um dos melhores pratos do estado – o “Peroá frito”, com muitas batatas fritas e uma bananinha frita e assim poder fechar com “chave de ouro” essa que, para nós, foi uma das viagens mais atribuladas da Expedição. Em breve estaremos postando todas as fotos e os vídeos desta adorável aventura. Um grande abraço e até a próxima.