Diário de viagem CE: 31º Dia

19/05/2019

Depois de uma péssima noite de sono, acordamos para terminarmos as filmagens iniciadas no dia anterior. À noite quando saímos para jantar constatamos um movimento frenético e intenso do comércio nas ruas centrais da cidade e no dia seguinte deparamos com uma cena triste e lamentável de sujeira causada por esse movimento. Aproveitamos para conhecer a Reserva Indígena de Santo Antônio do Pitaguari aonde tiramos várias fotos. Depois partimos para a famosa cidade de Maranguape/CE que apresenta uma fonte riquíssima para o turismo com casarões, museus e praças bem cuidadas, em especial a Praça Capistrano de Abreu, e uma imponente Igreja Matriz. Não poderíamos deixar de visitar a casa do seu mais ilustre e conhecido filho, Chico Anysio, de onde trouxemos na bagagem valiosas informações sobre esse grandioso artista. E finalmente depois de visitarmos várias cidades chegamos a nossa primeira cidade praiana Caucaia/CE que é uma cidade muito bonita com praias belíssimas de areia fina e alva e um vento refrescante. Tivemos a oportunidade de conhecer entre várias, a Lagoa do Banana, para quem curte um bom descanso numa água doce. Com um pouco de atraso seguimos para São Luís do Curu/CE aonde tivemos que enfrentar novamente 75 km de uma péssima estrada, que pelo visto é padrão no estado. A cidade é pequena e aparentemente possui tudo que precisa, porém esses bens encontram-se com uma péssima conservação e manutenção. Após fomos para Umirim/CE que logo na entrada uma linda praça, dedicada a um aviador filho da cidade, ostenta um grande avião que chama bastante atenção para quem passa pela cidade. Também na entrada uma grande imagem de Nossa Senhora da Natividade dá as boas vindas e abençoa os visitantes. Rapidamente partimos para Uruburetama/CE que devido ao adiantado da hora, resolvemos pernoitar e iniciar os trabalhos amanhã.